PARTICIPAÇÃO E AUTORIA DE PESSOAS CEGAS NA ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e029.id1403

Palavras-chave:

Acessibilidade, Autoria, Inclusão, Pessoas Cegas, Recurso Didático

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar a participação e autoria de pessoas cegas na elaboração de recursos didáticos, tem abordagem qualitativa e tipologia de estudo de caso. Os integrantes da pesquisa são duas pessoas cegas que participaram como convidados da elaboração de um recurso didático com licenciandos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado do Maranhão. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram analisados dialogando com o referencial de Bakhtin (1997) e Bordenave (2013). Os participantes da pesquisa puderam revelar que, ao se abrir espaço para a participação de pessoas cegas, pode-se conhecer sua maneira de perceber o mundo e, assim, elaborar recursos didáticos que contemplem a sua singularidade, garantam a acessibilidade informacional, permitindo sua autonomia nas aulas e a vivência de novas experiências.

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Biografia do Autor

Raynara Carvalho Silva, UFMA

Licenciatura em Ciências Biológicas (UFMA)

Fabiano Monteles Sousa, UEMA

Especialização em Educação Especial/Educação Inclusiva (UEMA) Professor de Ciências da Educação Básica

Mariana Guelero do Valle, USP

Doutorado em Educação (USP/SP) Professora do Departamento de Biologia (UFMA/São Luís) Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM/UFMA) e do Programa de Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB/UFMA)

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

CARVALHO SILVA, Raynara; MONTELES SOUSA, Fabiano; GUELERO DO VALLE, Mariana. PARTICIPAÇÃO E AUTORIA DE PESSOAS CEGAS NA ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e029, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e029.id1403. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/279. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias