PARTICIPAÇÃO E AUTORIA DE PESSOAS CEGAS NA ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n1.e029.id1403Palavras-chave:
Acessibilidade, Autoria, Inclusão, Pessoas Cegas, Recurso DidáticoResumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a participação e autoria de pessoas cegas na elaboração de recursos didáticos, tem abordagem qualitativa e tipologia de estudo de caso. Os integrantes da pesquisa são duas pessoas cegas que participaram como convidados da elaboração de um recurso didático com licenciandos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado do Maranhão. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram analisados dialogando com o referencial de Bakhtin (1997) e Bordenave (2013). Os participantes da pesquisa puderam revelar que, ao se abrir espaço para a participação de pessoas cegas, pode-se conhecer sua maneira de perceber o mundo e, assim, elaborar recursos didáticos que contemplem a sua singularidade, garantam a acessibilidade informacional, permitindo sua autonomia nas aulas e a vivência de novas experiências.
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