CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ÁCIDOS INORGÂNICOS PARA ALUNOS DO CAMPO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e034.id1464

Palavras-chave:

Atividade Pedagógica, Educação do Campo, Ensino de Química

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de uma Sequência Didática no processo de aprendizagem do conteúdo ácidos inorgânicos para estudantes do campo. Ocorreu a partir da construção e da aplicação de uma sequência de ensino realizada com 25 discentes de uma turma do 1º ano do Ensino Médio, em uma escola do campo, no segundo semestre do ano de 2019. Nosso trabalho se classifica como uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. O desenvolvimento desta atividade pedagógica articulada com a experimentação e com a ação dialogada facilitou progressivamente a aprendizagem dos estudantes em relação ao conteúdo, resultando em um maior engajamento entre os estudantes. Inferimos, ainda, que a vivência da sequência possibilitou avaliar níveis diferenciados de compreensão dos conceitos. Como conclusão, pontuamos que a utilização dessa prática demonstra ser uma ação pedagógica que pode ser trabalhada em diferentes contextos de ensino.

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Biografia do Autor

Ricardo das Virgens Almeida, UFRB

Graduação em Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza (UFRB)

Ariane Cerqueira de Jesus Santos, UFRB

Graduação em Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza (UFRB)

Maricleide Pereira de Lima Mendes, UFBA

Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (UFRB)

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

VIRGENS ALMEIDA, Ricardo das; JESUS SANTOS, Ariane Cerqueira de; PEREIRA DE LIMA MENDES, Maricleide. CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ÁCIDOS INORGÂNICOS PARA ALUNOS DO CAMPO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e034, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e034.id1464. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/284. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias