Topo

OFICINAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO COM EXPERIÊNCIAS DE TERMODINÂMICA

Autores

Maria Elizete Pereira Alencar Oliveira
IFCE
https://orcid.org/0000-0002-3316-1711
Gilvandenys Leite Sales
UFC
https://orcid.org/0000-0002-6060-2535
Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida
PUC
https://orcid.org/0000-0002-7066-1504

Documentos

PDF

Resumo

Apresenta-se a metodologia das Oficinas de Aprendizagem como alternativa para ensinar Física nas escolas. Essa metodologia valoriza os conhecimentos dos alunos e promove a aproximação à realidade, por meio da experimentação, com preparo para a vida cotidiana e lidar com situações que envolvam conhecimentos de Física. Baseia-se no conceito da aprendizagem significativa de David Ausubel (1918 – 2008) como alternativa para obter mudança na educação de alunos do Ensino Médio. O estudo de caso, realizado em 2018, mostra a diferença na aprendizagem dos jovens participantes da Oficina de Aprendizagem de Física (grupo experimental) e dos que não participaram (grupo de controle), por meio do comparativo entre duas turmas do Ensino Médio do IFCE. Como resultado, notou-se melhora na compreensão dos conceitos apresentados. Espera-se, com este trabalho, evidenciar a diferença na aprendizagem dos alunos com a metodologia e trazer melhoria para o ensino e a aprendizagem de Física no Ensino Médio.

PDF

Referências

BEREZUK, Paulo Augusto; INADA. Paulo. Avaliação dos laboratórios de ciências e biologia das escolas públicas e particulares de Maringá, estado do Paraná. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. Maringá, v. 32, n. 2, p. 207-215, 2010.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Brasília, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, 2018.

BROCK, Colin; SCHWARTZMAN, Simon. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo, 2002.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física. v. 2, 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

MOREIRA, Marco Antonio. Ensino de física no Brasil: Retrospectiva e perspectivas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 22, n.1, Porto Alegre, 2000.

MOREIRA, Marco Antonio. O que é afinal aprendizagem significativa? Porto Alegre, 2010.

MOREIRA, Marco Antonio. Uma análise crítica do ensino de física. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, São Paulo, 2018.

OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Brasil está entre os que menos gastam com ensino primário, mas tem investimento ‘europeu’ em universidade. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-41236052. Acesso em: 9 jun. 2018.

PEREIRA, Érico Felden. et al. O trabalho docente e a qualidade de vida dos professores na educação básica. Florianópolis, 2013.

RIGON, Márcia. Prazer em aprender: O novo jeito da escola. Curitiba: Kairós, 2010.

SALES, Gilvandenys Leite Sales.; BARBOSA, Maria Núbia. Oficinas de física: Uma proposta para desmitificar o ensino de física e conduzir para uma aprendizagem significativa. Fortaleza, 2005.

SILVA, João Batista. A teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel: Uma análise das condições necessárias. Research, Society and Development, v. 9, n. 4. 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes

Artigos Semelhantes

<< < 17 18 19 20 21 22 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.