OS DESAFIOS NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO PERÍODO PANDÊMICO DA COVID-19

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e087.id1321

Palavras-chave:

Afetividade, Henri Wallon, Relação professor-aluno, Ensino Remoto

Resumo

Este trabalho visa mostrar a importância da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem da Matemática, por meio da análise das respostas a um questionário aplicado a alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola da cidade de Belém-PA. Buscamos entender quais as principais dificuldades enfrentadas por estes estudantes em aulas virtuais no período da pandemia da COVID-19 e como foi para eles a falta de interação presencial com os professores durante essas aulas. Para tanto, inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica a respeito das aulas virtuais, compreendendo seus benefícios e seus desafios e encontramos, também, nos textos do psicólogo Henri Wallon, um referencial teórico para justificar como a afetividade é importante no processo de ensino-aprendizagem. Uma abordagem quali-quantitativa foi utilizada nas análises e os resultados mostram que a ruptura na relação presencial entre docente e discentes foi uma dificuldade a ser superada por todos.

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Biografia do Autor

Diego Rodrigo Habr de Lima, UFPA

Mestre em Matemática (UFPA) Professor de Matemática da rede privada em Belém-PA

Paulo Vilhena da Silva, UFPA

Doutor em Educação Matemática (UFPA) Professor do magistério superior na UFPA, Docente do Mestrado Nacional em Matemática em Rede (PROFMAT/UFPA)

Cristiane Ruiz Gomes, UFPA

Doutorado em Engenharia Elétrica (UFPA) Professora do magistério superior na UFPA

Cristina Lúcia Dias Vaz, UFPA

Doutorado em Matemática Aplicada (UNICAMP) Professora do magistério superior na UFPA, Docente do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES/UFPA)

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Publicado

31.12.2021

Como Citar

HABR DE LIMA, Diego Rodrigo; VILHENA DA SILVA, Paulo; RUIZ GOMES, Cristiane; DIAS VAZ, Cristina Lúcia. OS DESAFIOS NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO PERÍODO PANDÊMICO DA COVID-19. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e087, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e087.id1321. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/299. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias