ENTRE VIVÊNCIAS E SABERES NUMA MARÉ DE SINGULARIDADES: NARRATIVAS DOCENTES EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e093.id1287

Palavras-chave:

Narrativas docentes, Periferias e diversidade, Práxis educativa

Resumo

Ao longo da trajetória docente somos desafiados a vivenciar com equilíbrio as ‘práticasteorias’ que nos constituem. Este artigo tem por objetivo trazer algumas dessas experiências do ‘aprenderensinar’ tendo em vista a compreensão e a ressignificação das práticas educativas. As opções metodológicas aqui adotadas buscam inspiração nos princípios da multirreferencialidade; na pesquisa com os cotidianos e seus ‘movimentos necessários’, através das ‘conversas’ e o ‘narrar de si’ como principais formas de produção de conhecimentos. Nesse sentido, tratando de um recorte da pesquisa de mestrado, apresentam-se narrativas de uma docente que, inserida na periferia do Complexo da Maré (RJ), busca desvelar olhares sensíveis às singularidades no diálogo constante com os escritos do educador Paulo Freire e os sentidos atribuídos à práxis educativa, por meio do engajamento necessário em um trilhar autorreflexivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Clara Frey de S Thiago, UERJ

Mestranda em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (UERJ-FEBF) Professora nos anos iniciais na rede pública do Rio de Janeiro

Luciana Velloso da Silva Seixas, UERJ

Doutorado em Educação (UERJ) Professora na UERJ e FEBF (UERJ) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC) da FEBF (UERJ)

Referências

ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa. Ensinar. Aprender/“aprenderensinar”: o lugar da teoria e da prática em currículo. In: LIBÂNEO, José C.; ALVES, Nilda. (Orgs.). Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.

ANDRADE, Nívea; CALDAS, Alessandra; ALVES, Nilda. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos - 'após muitas conversas acerca deles'. In: OLIVEIRA, Inês; PEIXOTO, Leonardo; SÜSSEKIND, Maria. Luiza (Orgs). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019. p. 19-45.

ARDOINO, Jacques. Pesquisa multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, Joaquim (Coord.). Multirreferencialidade nas ciências sociais e na educação. São Carlos: Ed. UFSCar, 1998. p. 24-41.

ARDOINO, Jacques. Pensar a multirreferencialidade. In: MACEDO, Roberto; BARBOSA, Joaquim; BORBA, Sérgio (Orgs.). Jacques Ardoino & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 87-99.

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Trad. Lucie Dibio. Brasília: Liber Libro, 2007.

BARBOSA, Joaquim. Uma escola multirreferencial: a difícil arte de se autorizar, o pensamento plural de Jacques Ardoino e a educação. In: MACEDO, Roberto; BARBOSA, Joaquim; BORBA, Sérgio (Orgs.). Jacques Ardoino & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 63-80.

BARROS, Surya Aaronovich Pombo de; BEZERRA, Amália Cristina Dias da Rocha. Não brancos(as) e periféricos(as): histórias da docência no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 25, 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-24782020250042 Acesso em: 21 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250042

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Caderno Cedes, v. 25, n. 66, p. 227-247, 2005. https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200006. Acesso em: 21 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200006

CERTEAU, Michael de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 20ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

CETIC.BR. Pesquisa TIC Educação 2019. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/educacao/publicacoes/ Acesso em: 15 jul. de 2021.

FIORI, Ernani Maria. Prefácio. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 56ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51ª ed. São Paulo: Cortez, 2011a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011b.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 56ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. 8ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Ática, 2004.

GARCIA, Regina Leite; ALVES, Nilda. Conversa sobre pesquisa. In: ESTEBAN, Maria Teresa; ZACCUR, Edwiges (Orgs.). Professora pesquisadora: uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

JESUS, Carolina Maria. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 8ª ed. São Paulo: Ática, 2001. (1ª ed. 1960).

JOSSO, Marie-Christine. O corpo biográfico: corpo falado e corpo que fala. Educação & Realidade, v. 37, n. 1, p. 19-31, 2012. https://doi.org/10.1590/2175-623621805 DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623621805

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LACERDA, Nathercia. A casa e o mundo lá fora: cartas de Paulo Freire para Nathercinha. Rio de Janeiro: Zit, 2016.

MACEDO, Roberto; BARBOSA, Joaquim; BORBA, Sérgio. Jacques Ardoino & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. 15ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

RANGEL, Leonardo. Prefácio. In: SANTOS, Edméa; CAPUTO, Stela (Orgs.). Diário de pesquisa na cibercultura: narrativas multirreferenciais com os cotidianos. Rio de Janeiro: Omode, 2018. p. 7-13.

SAMPAIO, Carmen Sanches; RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; Conversa como metodologia de pesquisa: uma metodologia menor? In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (Orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.

SANTOS, Boaventura Sousa. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo, 2020.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: Ed. UFPI, 2019.

SANTOS, Edméa; WEBER, Aline. Diários online, cibercultura e pesquisa-formação multirreferencial. In: SANTOS, Edméa; CAPUTO, Stela (Orgs.). Diário de pesquisa na cibercultura: narrativas multirreferenciais com os cotidianos. Rio de Janeiro: Omode, 2018. p. 23-45.

SERPA, Andréa. Conversas: possibilidades de pesquisa com o cotidiano. In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (Orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

FREY DE S THIAGO, Ana Clara; VELLOSO DA SILVA SEIXAS, Luciana. ENTRE VIVÊNCIAS E SABERES NUMA MARÉ DE SINGULARIDADES: NARRATIVAS DOCENTES EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e093, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e093.id1287. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/304. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias