PROFESSORANDOS-COM-GEOGEBRA: EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e028.id1058

Palavras-chave:

Formação de professores, Pesquisa-ensino, Reorganização do pensamento, Smartphone, Tecnologias Digitais

Resumo

Este texto surge de reflexões acerca do uso de Tecnologias Digitais (TD) na formação de professores de Matemática e objetiva verificar como os licenciandos podem construir o conhecimento na presença do software GeoGebra. Partindo de indícios de pouco espaço para as TD nas licenciaturas, apresentamos três situações nas quais os professorandos utilizaram o GeoGebra em diferentes disciplinas do curso. Percebeu-se que na presença de smartphones e do GeoGebra, os estudantes reorganizaram a forma de compreensão dos assuntos, produzindo conhecimentos qualitativamente diferentes, com o uso das TD ocorrendo sob duas vertentes: o aprendizado do conteúdo matemático e a utilização para o ensino. Empregamos o termo professorandos-com-GeoGebra para o coletivo composto por humanos e tecnologias que se constitui na formação inicial. Concluímos que há necessidade de uma melhor sintonia entre formação e potencialidades das TD, sendo importante rever, em partes, as concepções dos formadores e dos cursos de licenciatura em Matemática.

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Biografia do Autor

Márcio Nascimento da Silva, UFC

Mestre em Matemática (UFC) Atuação profissional: Professor na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel)

Maristani Polidori Zamperetti, UFPel

Doutora em Educação (UFPel) Professora na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

NASCIMENTO DA SILVA, Márcio; POLIDORI ZAMPERETTI, Maristani. PROFESSORANDOS-COM-GEOGEBRA: EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e028, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e028.id1058. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/314. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias