PROFESSORANDOS-COM-GEOGEBRA: EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e028.id1058Palavras-chave:
Formação de professores, Pesquisa-ensino, Reorganização do pensamento, Smartphone, Tecnologias DigitaisResumo
Este texto surge de reflexões acerca do uso de Tecnologias Digitais (TD) na formação de professores de Matemática e objetiva verificar como os licenciandos podem construir o conhecimento na presença do software GeoGebra. Partindo de indícios de pouco espaço para as TD nas licenciaturas, apresentamos três situações nas quais os professorandos utilizaram o GeoGebra em diferentes disciplinas do curso. Percebeu-se que na presença de smartphones e do GeoGebra, os estudantes reorganizaram a forma de compreensão dos assuntos, produzindo conhecimentos qualitativamente diferentes, com o uso das TD ocorrendo sob duas vertentes: o aprendizado do conteúdo matemático e a utilização para o ensino. Empregamos o termo professorandos-com-GeoGebra para o coletivo composto por humanos e tecnologias que se constitui na formação inicial. Concluímos que há necessidade de uma melhor sintonia entre formação e potencialidades das TD, sendo importante rever, em partes, as concepções dos formadores e dos cursos de licenciatura em Matemática.
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