Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Submissões
Equipe Editorial
Indexadores
Seleção de Pareceristas
Seleção de Edição Especial
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 6 n. 2 (2021): Maio a Agosto de 2021 (Fluxo contínuo)
v. 6 n. 2 (2021): Maio a Agosto de 2021 (Fluxo contínuo)
Publicado:
31.08.2021
EXPEDIENTE
Thiago Beirigo Lopes
PDF
Matemática e suas tecnologias
O AMBIENTE REMOTO COMO FERRAMENTA PROMOTORA DE PRÁTICAS LABORATORIAIS NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Ana Carolina Costa Pereira
Gisele Pereira Oliveira
e027
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e027.id1076
PDF
PROFESSORANDOS-COM-GEOGEBRA: EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Márcio Nascimento da Silva
Maristani Polidori Zamperetti
e028
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e028.id1058
PDF
ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Eriene Macêdo de Moraes
Walber Christiano Lima da Costa
Vânia Maria de Araújo Passos
e029
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e029.id1109
PDF
DOCENTE-FORMADORA-PESQUISADORA EM DEVIR: REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO MEDIADO POR EIXOS INTEGRADORES
Kelly Almeida de Oliveira
Idemar Vizolli
José Vicente de Souza Aguiar
e030
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e030.id1039
PDF
FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE À SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES EM MATEMÁTICA
Hemilyn da Silva Meneguete
Nathália Hernandes Turke
Marinez Meneghello Passos
e051
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e051.id1069
PDF
PDF (English)
Linguagens, códigos e suas tecnologias
NARRATIVAS DE LEITURA E FORMAÇÃO DOCENTE SOB A ÓTICA DE UM PROFESSOR RECÉM-FORMADO
Ricardo Ferreira de Sousa
Poliana Alves de Oliveira
e032
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e032.id1037
PDF
PRÁTICA DE SD DURANTE O ENSINO REMOTO: MARCAS DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM CONTOS DE MARINA COLASANTI
Márcia de Souza Damasceno
Claudia Lucia Landgraf Valério
Epaminondas Matos de Magalhães
e047
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e047.id1188
PDF
OS CONSENSOS SOBRE OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS DE ESPECIALISTAS/ACADÊMICOS NO ENSINO DO CONTEÚDO LUTAS NAS ESCOLAS
Diego Luz Moura
Phillipe Williams de Souza Targino
João Gabriel Eugênio Araujo
e061
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e062.id1140
PDF
ANÁLISE DA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: O PLANO DE AULA COMO REFLEXÃO CRÍTICA DE UM PROFESSOR INICIANTE
Heitor Perrud Tardin
Samuel de Souza Neto
e073
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e073.id1267
PDF
Ciências da natureza e suas tecnologias
CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA E DE CONCEITOS BÁSICOS DE ASTRONOMIA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES PRELIMINARES
José Ademir Damasceno Júnior
Mairton Cavalcante Romeu
e033
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e033.id994
PDF
O QUE TEM NO RIO PROFESSOR? ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE MACROINVERTEBRADOS NO ENSINO MÉDIO
Virgínia Teodoro
João Paulo Cunha de Menezes
e035
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e035.id1048
PDF
O JOGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA BIODIVERSIDADE
Danielle Schultz
Aline Aparecida Teixeira da Silva
Cristiane Lopes Rocha de Oliveira
e036
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e036.id1047
PDF
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE FÍSICA E A CIÊNCIA ENVOLVIDA NO ESTUDO DE SATÉLITES
Yeté Abunã Marques Labarca
Ricardo Roberto Plaza Teixeira
e037
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e037.id1054
PDF
BIO V: APLICATIVO PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Iluanny da Silva Rocha
Thales Eduardo Galdino Andrade
Ágata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti
Marcones Ferreira Costa
e040
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e040.id988
PDF
ENSINO DE QUÍMICA INORGÂNICA MEDIADA PELO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PERÍODO DE ENSINO REMOTO
Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi
e041
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e041.id998
PDF
A RELAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO COM O LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ITACOATIARA/AM
Jean Michel dos Santos Menezes
Bárbara Samanta Almeida Pereira
Dominique Fernandes de Moura do Carmo
e042
10.23926/RPD.2021.v6.n2.042.id1010
PDF
A ANIMAÇÃO ESTÁ PARA PEIXE: O GÊNERO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA SÉRIE PEIXONAUTA
Yara Moreira Câmara
Sheila Alves de Almeida
e043
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e043.id1070
PDF
AS CONTRIBUIÇÕES DOS BIODESAFIOS E BIOSIMULADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Fabiano Avelino Gonçalves
George Laylson da Silva Oliveira
Jepherson Correia Sales
Rosangela Maria Pinheiro dos Santos Fernandes
e048
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e048.id961
PDF
SABERES DOCENTES A PARTIR DE UMA HISTÓRIA DE VIDA NA EDUCAÇÃO: COMO ME FIZ PROFESSOR
Edward Bertholine de Castro
e050
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e050.id1302
PDF
UM CASO DE APROPRIAÇÃO ATIVA DA PESQUISA ACADÊMICA QUE VEM SE FORMATANDO NO INTERIOR DO MATO GROSSO
Erick dos Santos Silva
Alexandre Alberto Visentin Ramos de Araujo
e052
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e052.id1125
PDF
SUSTENTABILIDADE E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS: CONCEPÇÕES DE ALUNOS DE QUINTOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maira dos Santos Silveira
Laura Oestreich
Eduarda Tais Breunig
Andréa Inês Goldschmidt
e053
10.23926/RPD.2021.v6.n2.053.id1163
PDF
A PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO SOBRE O CONTEÚDO “ARTRÓPODOS PEÇONHENTOS”
Dilene de Lima Pantaleão (in memoriam)
Simão Dias Vasconcelos
e055
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e055.id1175
PDF
FACEBOOK COMO PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A EMERSÃO DOS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS NO ENSINO DE QUÍMICA
Everton Bedin
Caroline Medeiros Martins de Almeida
e057
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e057.id963
PDF
ARTICULAÇÕES ENTRE OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A EDUCAÇÃO CTS NO CONTEXTO ESCOLAR
Vanessa Candito
Karla Mendonça Menezes
Carolina Braz Carlan Rodrigues
Leonan Guerra
e058
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e058.id1050
PDF
A PROPOSTA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, NAS AULAS DE QUÍMICA, POR VIA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO TEMA QUÍMICO SOCIAL SABÃO NO ENSINO MÉDIO
Creide do Nascimento Silva de Paula Azevedo
Mariuce Campos de Moraes
e060
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e060.id1086
PDF
ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA REMOTA E USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EJA
Dayane Artuzi
Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini
José Serafim Bertoloto
e061
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e061.id1128
PDF
DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UMA EXPERIÊNCIA DAS OFICINAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Sally Katiuce Moccelini
Douglas Gonçalves Sete
e063
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e063.id1141
PDF
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PERSPECTIVAS E REFLEXÕES DISCENTES
Jaírla Bianca Aires Praciano
Natália Velloso Fontenelle Camelo Rodrigues
Raphael Alves Feitosa
e064
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e064.id1144
PDF
ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO DO AMAZONAS
Luciane Lopes de Souza
Silvia Regina Sampaio Freitas
e067
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e067.id1206
PDF
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM DISSERTAÇÕES E TESES
Keiciane Canabarro Drehmer Marques
e068
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e068.id1215
PDF
IDENTIFICAÇÃO DE TEOREMAS EM AÇÃO NO ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS
Mayara Hilgert Pacheco
Marli Schmitt Zanella
e071
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e071.id1230
PDF
Ciências humanas e suas tecnologias
PROFESSORES EXPERIENTES: ENVELHECIMENTO NA PROFISSÃO E FINAL DE CARREIRA
Arnaldo Nogaro
Claudionei Vicente Cassol
Maiara Gonçalves Carpes
e031
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e031.id1051
PDF
PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE EM ESTUDANTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO GEOGRÁFICA E CULTURALMENTE DISTINTAS
Damon Ferreira Farias
Flávia Noelia Pucheta
Cláudio Alves Pereira
e034
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e034.id1137
PDF
CONTEMPORANEIDADE DE PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Adenilda Rodrigues da Silva Junqueira
José Carlos Moreira de Souza
e038
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e038.id1088
PDF
DESENVOLVIMENTO DE LIVROS-JOGO UTILIZANDO O SOFTWARE TWINE NOS CONTEXTOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS ESCOLARES
Luciana de Lima
Leonardo Damacena Aquino
Danielle Gonzaga da Silva
Robson Carlos Loureiro
e039
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e039.id1143
PDF
O FAZER PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: INVESTIGANDO SUAS DIFICULDADES
Bruna Ambros Baccin
Luiza Frigo Pinto
Renato Xavier Coutinho
e044
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e044.id1149
PDF
A PERCEPÇÃO DE EGRESSOS SOBRE OS PROCESSOS FORMATIVOS DESENVOLVIDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS WALDORF
Eliane Souza Oliveira dos Santos
Cleomar Ferreira Gomes
e045
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e045.id1157
PDF
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DA QUALIDADE DE VIDA COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS
Fernanda Cristina Foss de Zorzi
Michele Bulhosa de Souza
Sara Lima Pereira Correia
Jaqueline Copetti
e046
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e046.id1173
PDF
ANÁLISE DO PERFIL DOS DISCENTES DO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM EVENTOS DO IFPR - CAMPUS CWB: REFLEXÕES E PROPOSIÇÕES
Mayna de Aquino
Cássia Cristina Moretto da Silva
Marco Aurelio Visintin
Luiz Ailil Vianna Martins
e049
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e049.id1059
PDF
AVALIAÇÃO DOS FATORES MOTIVADORES PARA INGRESSO E PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS E INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO
Erinéia da Silva Santos
Cristiane Ayala de Oliveira
Cláudio Alves Pereira
e054
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e054.id1167
PDF
NOVOS TEMPOS E NOVOS DESAFIOS EDUCACIONAIS: A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE REMOTA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Elton Castro Rodrigues dos Santos
Marineide de Oliveira da Silva
Niltom Vieira Junior
e056
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e056.id1185
PDF
EDUCAÇÃO POPULAR: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO PROJETO SAL DA TERRA
Jeane Tranquelino da Silva
Aline Maria Batista Machado
e059
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e059.id1071
PDF
O IDEB E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UMA PERCEPÇÃO DAS EQUIPES GESTORAS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO MONTE- MG
Jéssica Oliveira de Souza
Renato Vieira de Sá
Dandara Lorrayne do Nascimento
e065
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e065.id1200
PDF
O TRABALHO EDUCATIVO E SUA RELAÇÃO COM A CONSTITUIÇÃO DA PERSONALIDADE HUMANA
Tamini Wyzykowski
Marli Dallagnol Frison
e066
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e066.id1205
PDF
O PDE E A CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR PEDAGOGO DOS NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO DO SUDOESTE DO PARANÁ
Elaine Lazaroto
Ângela Maria Silveira Portelinha
e069
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e069.id1214
PDF
DISPOSITIVOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NO DISTRITO FEDERAL: UM CURSO PIONEIRO
Cláudia Vieira Barboza Sumikawa
Andrea Cristina Versuti
e070
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e070.id1223
PDF
O TECER PEDAGÓGICO DO PROFESSOR INICIANTE E OS PROCESSOS DE INDUÇÃO
Érica Cristina Souza Sena
Maria de Fátima Ramos de Andrade
Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Ana Silvia Moço Aparício
e072
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e072.id1233
PDF
CONQUISTAS E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE A PARTIR DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM PONTA PORÃ/MS APROVADO NO ANO DE 2015
Silvano Artur Busch Vergutz
Marsiel Pacífico
Antonio Sales
e074
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e074.id1272
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Palavras-chave
GoogleMetrics
Artigos mais lidos
revistas
Revistas Parceiras na/da Amazônia