O FAZER PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: INVESTIGANDO SUAS DIFICULDADES
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e044.id1149Palavras-chave:
Anos iniciais, Professores, Dificuldades, Prática docenteResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com professores dos anos iniciais de três escolas municipais de uma cidade do Rio Grande do Sul, Brasil. O objetivo deste estudo foi identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores dos anos iniciais em sua prática docente. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, onde o público alvo foram dezesseis professores. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas e para a análise destas, foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Os resultados do estudo permitem inferir que as principais dificuldades enfrentadas são relacionadas ao interesse do aluno, dificuldades na aprendizagem, problemas sociais e a ausência da família na escola. O estudo possibilitou observar ainda, a necessidade de formações continuadas dentro dos espaços escolares, a fim de capacitar os professores a trabalhar com as diferentes questões, permitindo dialogar sobre as dificuldades que surgem em sua prática.
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