O FAZER PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: INVESTIGANDO SUAS DIFICULDADES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e044.id1149

Palavras-chave:

Anos iniciais, Professores, Dificuldades, Prática docente

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com professores dos anos iniciais de três escolas municipais de uma cidade do Rio Grande do Sul, Brasil. O objetivo deste estudo foi identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores dos anos iniciais em sua prática docente. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, onde o público alvo foram dezesseis professores. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas e para a análise destas, foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Os resultados do estudo permitem inferir que as principais dificuldades enfrentadas são relacionadas ao interesse do aluno, dificuldades na aprendizagem, problemas sociais e a ausência da família na escola. O estudo possibilitou observar ainda, a necessidade de formações continuadas dentro dos espaços escolares, a fim de capacitar os professores a trabalhar com as diferentes questões, permitindo dialogar sobre as dificuldades que surgem em sua prática.

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Biografia do Autor

Bruna Ambros Baccin, UFSM

Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM) Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS/UFSM)

Luiza Frigo Pinto, UFSM

Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM) Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS/UNIPAMPA)

Renato Xavier Coutinho, UFSM

Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS/UFSM) Pró-reitor de Ensino do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

AMBROS BACCIN, Bruna; FRIGO PINTO, Luiza; XAVIER COUTINHO, Renato. O FAZER PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: INVESTIGANDO SUAS DIFICULDADES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e044, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e044.id1149. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/330. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias