EDUCAÇÃO POPULAR: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO PROJETO SAL DA TERRA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e059.id1071

Palavras-chave:

Formação de Professores, Projeto Sal da Terra, Formação Continuada

Resumo

O presente artigo constitui um recorte de pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Seu objetivo foi analisar o processo de formação continuada dos professores da EJA no Projeto Sal da Terra e identificar os princípios da Educação Popular. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturada, análise documental e observação participante. Os dados foram analisados com base na técnica de Análise de Conteúdo, preconizada por Bardin (2011). A partir dos relatos dos professores, constatou-se as contribuições dos princípios “diálogo”, “participação” e “cidadania” da Educação Popular, desenvolvidos na formação que contribuem efetivamente na formação continuada das educadoras, porém, categorias como “conscientização” e “práxis” não se fizeram presentes, revelando que o Sal da Terra é relevante, mas não apresenta uma educação efetivamente emancipadora, visto que os entrevistados apresentaram limitações no que diz respeito aos princípios constituintes da Educação Popular.

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Biografia do Autor

Jeane Tranquelino da Silva, UFPB

Doutoranda em Educação, mestre em Educação, Pedagoga, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais (GEPEDUPSS) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Etnias e Economia Solidária (GEPEEES) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Aline Maria Batista Machado, GEPEDUPSS

Doutora em Educação, mestre em Serviço Social e assistente social Docente do PPGE e PPGSS da UFPB e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais (GEPEDUPSS)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

TRANQUELINO DA SILVA, Jeane; BATISTA MACHADO, Aline Maria. EDUCAÇÃO POPULAR: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO PROJETO SAL DA TERRA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e059, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e059.id1071. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/347. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias