EDUCAÇÃO POPULAR: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO PROJETO SAL DA TERRA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e059.id1071

Palavras-chave:

Formação de Professores, Projeto Sal da Terra, Formação Continuada

Resumo

O presente artigo constitui um recorte de pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Seu objetivo foi analisar o processo de formação continuada dos professores da EJA no Projeto Sal da Terra e identificar os princípios da Educação Popular. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturada, análise documental e observação participante. Os dados foram analisados com base na técnica de Análise de Conteúdo, preconizada por Bardin (2011). A partir dos relatos dos professores, constatou-se as contribuições dos princípios “diálogo”, “participação” e “cidadania” da Educação Popular, desenvolvidos na formação que contribuem efetivamente na formação continuada das educadoras, porém, categorias como “conscientização” e “práxis” não se fizeram presentes, revelando que o Sal da Terra é relevante, mas não apresenta uma educação efetivamente emancipadora, visto que os entrevistados apresentaram limitações no que diz respeito aos princípios constituintes da Educação Popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jeane Tranquelino da Silva, UFPB

Doutoranda em Educação, mestre em Educação, Pedagoga, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais (GEPEDUPSS) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Etnias e Economia Solidária (GEPEEES) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Aline Maria Batista Machado, GEPEDUPSS

Doutora em Educação, mestre em Serviço Social e assistente social Docente do PPGE e PPGSS da UFPB e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais (GEPEDUPSS)

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto editora, 1994.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007. (Coleção primeiros passos).

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf, Acesso em: 11/12/2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. LDB 9394. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília:1996. . Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf, Acesso em: 11/12/2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Paulo. Aprendendo com a própria história. 2 ed. Vol. 2. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

GATTI, Bernardete A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação [online], v.13, n.37, p.57-70, 2008.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de educadoras. Porto Alegre: Artmed, 2010.

HOLLIDAY, Oscar Jará. Ressignifiquemos as propostas e práticas de Educação Popular perante os desafios históricos contemporâneos. In: PONTUAL, Pedro; IRELAND, Timothy (Orgs.). Educação Popular na América Latina: diálogos e perspectivas. Brasília: Ministério da Educação: UNESCO, 2006.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. A. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MEJÍA, Raul Marco Jiménez. Aprofundar na Educação Popular para Construir uma Globalização desde o Sul. In: PONTUAL, Pedro; IRELAND, Timothy (Orgs.). Educação Popular na América Latina: diálogos e perspectivas. Brasília: Ministério da Educação: UNESCO, 2006.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SILVA, Eduardo Jorge Lopes. Prática discursiva de professoras alfabetizadores de Jovens e adultos numa experiência de Educação Popular. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

TRANQUELINO DA SILVA, Jeane; BATISTA MACHADO, Aline Maria. EDUCAÇÃO POPULAR: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO PROJETO SAL DA TERRA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e059, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e059.id1071. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/347. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias