AS PRÁTICAS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: REINVENÇÃO E DESIGUALDADE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e012.id995

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Ensino remoto emergencial, Educação Física, Pandemia, Tecnologias digitais

Resumo

Num período de rápida transformação e de alta incerteza quanto ao futuro, esta pesquisa teve como objetivo identificar as práticas do ensino remoto emergencial (ERE) na educação física durante o isolamento social devido à COVID-19, os desafios e as aprendizagens dos professores e suas expectativas de integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino futuro. Este estudo exploratório foi realizado com 33 professores de educação física de escolas públicas de Cuiabá-MT, que responderam um formulário online. A maioria dos professores usam o WhatsApp para encaminhar as tarefas, gravam vídeos e áudios, usam vídeos e textos da Internet. Eles também expressaram os desafios e aprendizagens profissionais relacionadas ao ERE e pretendem integrar mais as TDICs no ensino futuramente. A pandemia de COVID-19 forçou uma reinvenção ou adaptação no processo de ensino-aprendizagem da educação física, mediado pelas tecnologias digitais. Porém, as desigualdades sociais refletem fortemente no acesso à essas tecnologias.

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Biografia do Autor

Marcos Godoi, IFMT

Doutorado em Ciências da Educação Universidade de Montreal (UdeM) Professor substituto no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Larissa Beraldo Kawashima, UFMT

Doutora em Educação (UFMT) Atuação profissional: professora do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Luciane de Almeida Gomes, UFMT

Doutora em Educação (UFMT) Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Christiane Caneva, UdeM

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Montreal (UdeM) e pela Universidade de Genebra ,Professora da Haute école pédagogique Vaud (HEP-Vaud)

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Publicado

30.04.2021

Como Citar

GODOI, Marcos; BERALDO KAWASHIMA, Larissa; ALMEIDA GOMES, Luciane de; CANEVA, Christiane. AS PRÁTICAS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: REINVENÇÃO E DESIGUALDADE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e012, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e012.id995. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/375. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias