CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO (MKT): UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p608-625.id689

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação de Professores, Conhecimentos profissionais docentes, Conhecimento Matemático para o Ensino, MKT

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar a partir de quais elementos o Conhecimento Matemático para o Ensino (MKT) tem sido investigado e ou identificar os elementos que têm sido analisados com base no MKT em dissertações e teses brasileiras, por meio de um levantamento bibliográfico em dois bancos de dados e da análise dos resumos dos trabalhos. Os resultados indicam que o Conhecimento Matemático para o Ensino tem sido investigado a partir de, ou utilizado para análise de reflexões, compreensões, concepções; ações formativas e práticas profissionais. Além disso, identificamos trabalhos que investigam o MKT, a partir de pesquisas bibliográficas e trabalhos, em que os documentos oficiais foram utilizados para analisá-lo ou como base para a investigação. Os resultados podem orientar formadores de professores quanto a estratégias formativas para o desenvolvimento ou a mobilização de conhecimentos profissionais e pesquisadores para investigações futuras.

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Biografia do Autor

André Lima Rodrigues, UEL

Menstrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL)

Bruno Rodrigo Teixeira, UEL

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL) Docente do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

RODRIGUES, André Lima; RODRIGO TEIXEIRA, Bruno. CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO (MKT): UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 608–625, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p608-625.id689. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/424. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias