UMA ATIVIDADE DE CAMPO NO SANTUÁRIO DO LIMA/RN: PROPOSTA DE ATIVIDADE DE GEOMETRIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p700-722.id782

Palavras-chave:

Atividade de campo, Conceitos geométricos, Situações-problemas, Sequência didática, Santuário do Lima

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado, em que propomos uma atividade de campo como metodologia para o ensino de conceitos geométricos em conjunto com a resolução de situações-problemas. A pesquisa foi realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, desenvolvida a partir da aplicação de uma sequência didática, dividida em três etapas. Na primeira etapa, foram ministrados os conceitos geométricos necessários para o desenvolvimento da atividade de campo. Na segunda etapa, foi realizada a atividade de campo no Santuário do Lima, durante a qual os alunos resolveram situações-problemas pré-elaboradas. Na terceira etapa, foi realizada avaliação da aprendizagem. Com a realização da atividade de campo, os alunos puderam observar e identificar conceitos geométricos presentes nas edificações do Santuário. A promoção de uma Educação Matemática crítica, em ambiente não formal, pôde colaborar com a formação de alunos mais reflexivos e capazes de dar significados aos conceitos em sua realidade.

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Biografia do Autor

Nayara Alves Gomes, UERN

Mestre em Ensino (UERN)

Glaydson Francisco Barros de Oliveira, UFC

Doutor em Física (UFC) Professor na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

ALVES GOMES, Nayara; BARROS DE OLIVEIRA, Glaydson Francisco. UMA ATIVIDADE DE CAMPO NO SANTUÁRIO DO LIMA/RN: PROPOSTA DE ATIVIDADE DE GEOMETRIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 700–722, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p700-722.id782. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/428. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias