MARCADORES DISCURSIVOS EM SALA DE AULA DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ILE): UM ESTUDO REFLEXIVO SOBRE O DISCURSO DOCENTE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p723-742.id625

Palavras-chave:

Marcadores discursivos, Estudo reflexivo, Língua estrangeira

Resumo

Este artigo é um estudo reflexivo de ensino que investiga o uso de marcadores discursivos (MDs) em uma sala de aula de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) com falantes não nativos. É um estudo qualitativo e quantitativo que se concentra no discurso do professor, analisando as ocorrências e frequências no uso de MDs durante a interação nas aulas. O corpus foi extraído de gravações realizadas durante quatro aulas, e documentada através de transcrições. Com itens selecionados e categorizados em um inventário, foi possível explicar as principais funções dos marcadores utilizados. Com o auxílio do software AntConc©, pode-se visualizar como as palavras e frases de interesse apareceram no corpus, além de suas frequências. A análise revela uma conscientização pragmática e o uso, ainda que com certas restrições, dos MDs na construção e organização da interação em sala de aula pelo professor, o que contribui para a coerência do seu discurso.

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Biografia do Autor

Alan Tocantins Fernandes, UNEMAT

Doutorando em Linguística (UNEMAT)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

TOCANTINS FERNANDES, Alan. MARCADORES DISCURSIVOS EM SALA DE AULA DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ILE): UM ESTUDO REFLEXIVO SOBRE O DISCURSO DOCENTE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 723–742, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p723-742.id625. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/429. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias