A ARTICULAÇÃO ENTRE O LIVRO DE HANS ROBERT JAUSS “A HISTÓRIA DA LITERATURA COM PROVOCAÇÃO À TEORIA LITERÁRIA”, O CONTO DE LYGIA BOJUNGA “TCHAU” E AS NOVAS CONSTRUÇÕES FAMILIARES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p889-900.id832

Palavras-chave:

Novas Formações Familiares, Professor, Estudante, Pais

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar a articulação entre o objeto de pesquisa do Mestrado em Ensino, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação da UNIC / IFMT relativo às novas formações familiares com o texto “A História da Literatura com Provocação à Teoria Literária”, de Hans Robert Jauss (1994) e o conto “Tchau”, de Lygia Bojunga (1984). A metodologia consiste em uma revisão bibliográfica comparativa, em que a autora retrata o quão doloroso para uma criança pode ser uma separação. Em uma articulação com a pesquisa, pode-se afirmar que as novas formações familiares impactam no processo formativo dos jovens, de forma a influenciar a visão dos estudantes e o papel dos professores que lidam diretamente com as novas gerações. O texto nos leva à reflexão quanto à importância de considerar as mudanças ocorridas na concepção de família, uma vez que esta reflete na construção do conhecimento do estudante e na vida.

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Biografia do Autor

Nádia Louise Dias de Sousa Freitas, IFMT

Mestranda em Ensino (IFMT/UNIC) Técnica em Assuntos educacionais no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Degmar Francisco dos Anjos, IFPB

Doutorado em Psicologia Social, Docente do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Docente do Programa de Pós-Graduação no Programa de em Ensino (IFMT/UNIC)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

DIAS DE SOUSA FREITAS, Nádia Louise; FRANCISCO DOS ANJOS, Degmar. A ARTICULAÇÃO ENTRE O LIVRO DE HANS ROBERT JAUSS “A HISTÓRIA DA LITERATURA COM PROVOCAÇÃO À TEORIA LITERÁRIA”, O CONTO DE LYGIA BOJUNGA “TCHAU” E AS NOVAS CONSTRUÇÕES FAMILIARES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 889–900, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p889-900.id832. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/438. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias