IMPRESSÕES DE ESTUDANTES SOBRE O TRABALHO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TEMÁTICAS EM AULAS DE QUÍMICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1057-1075.id718

Palavras-chave:

Temáticas, Resolução de Problemas, Educação Básica

Resumo

Este trabalho apresenta e discute os resultados obtidos a partir da implementação de uma proposta didática desenvolvida com estudantes do 3° Ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública do Estado do Rio Grande do Sul, que objetivou identificar a possível influência da metodologia de Resolução de Problemas nos processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos escolares, mediada pela temática “Drogas”. A escolha do assunto faz parte de um levantamento preliminar sobre temas com relevância social para serem tralhados no ambiente escolar. Os dados produzidos – respostas a questionários e produtos das sistematizações – foram analisados por meio da Escala de Likert. A partir desta pesquisa, evidenciou-se as potencialidades do uso da Resolução de Problemas a partir da temática proposta, tais como o desenvolvimento de habilidades cognitivas para elaboração de estratégias, reflexão crítica, exposição de argumentação, entre outras competências desenvolvidas pelos estudantes.

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Biografia do Autor

Édila Rosane Alves da Silva, UFSM

Mestre em Educação em Ciências (UFSM)

Mara Elisangela Jappe Goi, UFRGS

Doutora em Educação (UFRGS) Professora na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

ALVES DA SILVA, Édila Rosane; JAPPE GOI, Mara Elisangela. IMPRESSÕES DE ESTUDANTES SOBRE O TRABALHO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TEMÁTICAS EM AULAS DE QUÍMICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 1057–1075, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1057-1075.id718. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/448. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias