COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS ACERCA DE CURRÍCULO ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1211-1233.id783

Palavras-chave:

Currículo de Ciências, Conteudista-ingênuo, Crítico-reflexiva

Resumo

Discussões acerca do currículo na Educação Básica têm sido recorrentes no contexto atual brasileiro, em que se busca qualificar os processos de ensinar e aprender em sala de aula. O objetivo do presente estudo foi analisar compreensões de professores da área de Ciências da Natureza acerca de currículo escolar. Por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa utilizou-se como objeto de investigação, estudos acadêmicos obtidos na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, que evidenciaram distintas compreensões entre os professores organizadas nas categorias de análise: compreensão conteudista-ingênuo sobre currículo escolar, compreensão curricular sob a perspectiva conteudista-crítica e currículo escolar sob uma compreensão crítico-reflexiva. A categoria compreensão conteudista-ingênuo sobre currículo escolar predominou nas pesquisas analisadas, que revelam compreensões restritas aos documentos curriculares e, ainda, evidencia dificuldades de os professores reconhecerem seu papel na construção curricular. Com o estudo, reitera-se afirmações já realizadas na literatura acadêmica, que deflagram o distanciamento entre a produção teórica acerca do currículo e a realidade das escolas.

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Biografia do Autor

Kelly Karine Kreuz, UFFS

Mestranda em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS)

Fabiane de Andrade Leite, UNIJUI

Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUI) Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

KARINE KREUZ, Kelly; ANDRADE LEITE, Fabiane de. COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS ACERCA DE CURRÍCULO ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 1211–1233, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1211-1233.id783. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/457. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias