ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE ESTEQUIOMETRIA ABORDANDO A QUÍMICA DOS SABÕES E DETERGENTES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1256-1277.id736

Palavras-chave:

Cálculos Estequiométricos, Transformações Químicas, Contextualização

Resumo

O presente trabalho descreve e analisa uma Sequência Didática Investigativa que abordou a Química dos sabões e detergentes. Ela foi elaborada para ensinar Estequiometria de forma contextualizada aos estudantes da 2ª Série do Ensino Médio, em uma escola privada na cidade de Viçosa (MG), sendo discutida ao longo de oito aulas de cinquenta minutos. Para analisar os dados, foram feitos Estudos de Casos com a descrição das aulas, tendo como base as transcrições dos áudios, as respostas dos estudantes às atividades, além das notas de campo. Essa análise nos permitiu concluir que o modo como foi abordado o conteúdo de Estequiometria em sala de aula, por meio de atividades experimentais investigativas e com abordagens contextuais, favoreceu debates sobre questões sociocientíficas que permitiram problematizar o conteúdo, proporcionando aos estudantes um processo formativo mais dinâmico e participativo. Isso favoreceu uma melhor compreensão do conteúdo químico, bem como a formação cidadã.

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Biografia do Autor

Aline Aparecida Teixeira da Silva, UFV

Mestre em Química (UFV) Professora no Colégio Coeducar – Viçosa (MG)

Vinícius Catão, UFMG

Doutor em Educação (UFMG) Professor na Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Aparecida de Fátima Andrade da Silva, USP

Doutora em Ensino de Ciências (USP) Professora na Universidade Federal de Viçosa (UFV)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

TEIXEIRA DA SILVA, Aline Aparecida; CATÃO, Vinícius; FÁTIMA ANDRADE DA SILVA, Aparecida de. ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE ESTEQUIOMETRIA ABORDANDO A QUÍMICA DOS SABÕES E DETERGENTES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 1256–1277, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1256-1277.id736. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/459. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias