O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS RELAÇÕES ENTRE AS TEORIAS MATEMÁTICAS E AS APLICAÇÕES PRÁTICAS NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES: UM OLHAR DE UM GRUPO DE PROFESSORAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p8-27.id563

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino-aprendizagem, Relação Teoria-Prática, Currículo de Matemática da Educação Básica

Resumo

Neste artigo são abordados os resultados parciais da pesquisa desenvolvida na Pós-Graduação lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática. A questão-problema que tangenciou o processo de pesquisa foi: Os professores que ensinam matemática, participantes da pesquisa, abordam as relações entre as teorias matemáticas e as aplicações práticas existentes no cotidiano dos estudantes e consideram que adquiriram essa competência e habilidade durante a licenciatura que cursaram? Assim, objetivou-se analisar se os professores de Matemática abordam, em suas ações pedagógicas, as relações entre as teorias matemáticas e as aplicações práticas existentes no cotidiano e se consideram que adquiriram essa competência e habilidade durante a licenciatura que cursaram. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com dados coletados através de um questionário aplicado a um grupo de cinco professoras que ensinavam Matemática na Educação Básica, as quais eram graduadas na licenciatura em Matemática da UNEMAT/ Cáceres e cursavam a referida Pós-Graduação lato sensu em que a pesquisa foi realizada.

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Biografia do Autor

Loriége Pessoa Bitencourt, UFRGS

Doutora em Educação (UFRGS) Professora Efetiva Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Amanda Escobar da Silva, UNEMAT

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (UNEMAT)

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Publicado

30.04.2020

Como Citar

PESSOA BITENCOURT, Loriége; ESCOBAR DA SILVA, Amanda. O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS RELAÇÕES ENTRE AS TEORIAS MATEMÁTICAS E AS APLICAÇÕES PRÁTICAS NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES: UM OLHAR DE UM GRUPO DE PROFESSORAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 8–27, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p8-27.id563. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/476. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias