APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NO BOSQUE DA CIÊNCIA DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA, MANAUS, AMAZONAS, BRASIL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p121-138.id505

Palavras-chave:

Trilha da Seringa, Ensino de Ciências, Espaços Educativos, Hevea brasiliensis

Resumo

Os elementos da floresta têm sido buscados pelos professores como uma ferramenta para o ensino de Ciências. O nosso objetivo foi relatar uma experiência vivenciada no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), localizado em Manaus, Amazonas, com aplicação de uma proposta pedagógica com o uso de um elemento da flora amazônica. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa com enfoque descritivo. Os sujeitos participantes foram nove professores mestrandos, e o titular da disciplina de Fundamentos da Educação em Ciências, do curso de Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. As atividades foram realizadas durante um percurso denominado “Trilha da Seringa” em função da presença de árvores de Hevea brasiliensis existentes no local. Os resultados apontam que a prática possibilitou a construção de aprendizagens significativas como uso de elementos da natureza.

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Biografia do Autor

Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira, PPGEEC

Mestranda em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC/UEA)

Augusto Fachín Terán, PPGEEC

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC/UEA)

Fabrícia Souza da Silva, PPGEEC

Mestranda em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC/UEA)

Ailton Cavalcante Machado, PPGEEC

Mestrando em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC/UEA)

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Publicado

30.04.2020

Como Citar

NASCIMENTO SILVA DE OLIVEIRA, Ercilene do; FACHÍN TERÁN, Augusto; SOUZA DA SILVA, Fabrícia; CAVALCANTE MACHADO, Ailton. APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NO BOSQUE DA CIÊNCIA DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA, MANAUS, AMAZONAS, BRASIL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 121–138, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p121-138.id505. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/482. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

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