APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NO BOSQUE DA CIÊNCIA DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA, MANAUS, AMAZONAS, BRASIL
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p121-138.id505Palavras-chave:
Trilha da Seringa, Ensino de Ciências, Espaços Educativos, Hevea brasiliensisResumo
Os elementos da floresta têm sido buscados pelos professores como uma ferramenta para o ensino de Ciências. O nosso objetivo foi relatar uma experiência vivenciada no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), localizado em Manaus, Amazonas, com aplicação de uma proposta pedagógica com o uso de um elemento da flora amazônica. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa com enfoque descritivo. Os sujeitos participantes foram nove professores mestrandos, e o titular da disciplina de Fundamentos da Educação em Ciências, do curso de Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. As atividades foram realizadas durante um percurso denominado “Trilha da Seringa” em função da presença de árvores de Hevea brasiliensis existentes no local. Os resultados apontam que a prática possibilitou a construção de aprendizagens significativas como uso de elementos da natureza.
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