O USO DO JARDIM ZOOLÓGICO DO CIGS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p685-696.id524Palavras-chave:
Espaços não-formais, Ensino de Ciências, ZoológicoResumo
Os jardins zoológicos são importantes locais para a educação, pesquisa e conservação da biodiversidade. O nosso objetivo foi sinalizar a possibilidade de se trabalhar o ensino de Ciências num jardim zoológico amazônico. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa com enfoque descritivo. Foi realizada durante a disciplina “Educação em Ciências em Espaços Não Formais”, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. Utilizamos como procedimento a observação direta, com um olhar reflexivo e crítico. Para registro dos dados usamos caderno de campo e câmera fotográfica. O jardim zoológico do CIGS é um ambiente rico em biodiversidade, que possibilita aos alunos um aprendizado por meio de práticas educativas que se aproximam do conhecimento prévio dos alunos. Foi importante para a turma de mestrado vivenciar esta experiência com um olhar de professor pesquisador, de como podemos usar esses espaços nas aulas de Ciências. Refletimos sobre a possibilidade de um ensino que relacione a teoria e a pratica, abrindo caminho para aprendizagens significativas.
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