A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p544-562.id611

Palavras-chave:

O erro, Ensino-aprendizagem, Formação inicial, Formação Continuada, Professor de matemática

Resumo

Teve-se por objetivo analisar como a avaliação e o erro no processo de ensino-aprendizagem têm sido abordados na formação inicial e continuada de professores de matemática. Metodologicamente a pesquisa é de abordagem qualitativa e de campo. Participaram 5 professores de matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio de escolas estaduais de Ouro Preto do Oeste/RO. Para tanto, utilizou-se questionário, entrevista semiestruturada e procedeu-se a análise documental de Projetos Pedagógicos do Curso (PPCs) de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ji-Paraná. Verificou-se que somente 2 professores participaram de algum tipo de estudo sobre avaliação e erro no processo de ensino-aprendizagem na formação inicial, e 4 professores tiveram acesso à discussão da referida temática na formação continuada. Nos PPCs, dos ciclos de 2000-2005 e 2006-2016, não foram encontrados elementos que se referem ao erro, no entanto, no segundo PPC, identificou-se em um componente curricular, mais especificamente em uma unidade, a discussão sobre a avaliação como um dos conteúdos programáticos. Espera-se que os resultados propiciem reflexões sobre a importância de ser oportunizado ao professor de matemática conhecimento acerca da avaliação na formação inicial e continuada.

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Biografia do Autor

Marcelo Orlando Sales Pessim, UNIR

Mestrando em Educação Matemática (PPGEM/UNIR)

Eliana Alves Pereira Leite, UNIR

Doutora em Educação (UFSCar) Professora do Departamento de Matemática e Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Rondônia (DME/PPGEM/UNIR)

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Publicado

30.04.2020

Como Citar

ORLANDO SALES PESSIM, Marcelo; PEREIRA LEITE, Eliana Alves. A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 544–562, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p544-562.id611. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/504. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias