UMA TRAJETÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: VESTÍGIOS HISTÓRICOS PRESENTES EM UMA ESCOLA LOCALIZADA NA ZONA RURAL DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p61-79.id367

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Zona Rural, História da Educação Rondoniense

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo investigar os vestígios do ensino de Matemática numa escola rural situada em Presidente Médici-Rondônia. O estudo foi desenvolvido a partir das Histórias da Educação Brasileira e do estado de Rondônia, interligando-as à história da educação local. Metodologicamente fundamentou-se em fontes documentais por meio de triangulação com a narrativa de uma professora e da vivência da autora deste trabalho enquanto ex-aluna da escola, tendo como base os escritos de alguns teóricos da História, da História da Educação Matemática e da História da Educação de Rondônia. Teve como pergunta de pesquisa: De que maneira se deu a trajetória do ensino de Matemática em uma escola do interior rondoniense? Dentre os resultados destaca-se que o contexto histórico em que se originou a educação rondoniense é marcante em todo seu processo de organização e implementação, somente sendo viabilizada segundo as exigências das necessidades da sociedade que se formava no estado. O depoimento da professora elucida detalhes sobre a escola e o ensino de matemática que é evidenciado no caderno de atividades com práticas contextuais. As permanências e rupturas do ensino são designadas, principalmente, pelas condições sociais que cercam a comunidade escolar onde encontrou-se características da educação tradicional.

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Biografia do Autor

Cristiane Vilmer Corrêa , UNIR

Licenciada pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Marlos Gomes de Albuquerque, UFMT

Doutor em Educação, Ciências e Matemática (UFMT) Professor do Departamento de Matemática e Estatística (UNIR)

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Publicado

15.07.2019

Como Citar

VILMER CORRÊA , Cristiane; GOMES DE ALBUQUERQUE, Marlos. UMA TRAJETÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: VESTÍGIOS HISTÓRICOS PRESENTES EM UMA ESCOLA LOCALIZADA NA ZONA RURAL DA AMAZÔNIA BRASILEIRA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 61–79, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p61-79.id367. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/547. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias