EDUCAÇÃO MUSICAL NA PERSPECTIVA METODOLÓGICA DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p134-153.id305Palavras-chave:
Educação musical, Metodologia de aprendizagens, InterdisciplinaridadeResumo
A educação musical oportuniza ao indivíduo acesso à arte, enquanto música, e ao conhecimento. O presente trabalho tem o objetivo de trazer para o campo da reflexão, a necessidade de educar em Arte/música de forma interdisciplinar adotando as metodologias dos educadores musicais: Emile Jacques Dalcroze; Zoltán Kodály; Carl Orff; Shinichi Suzuki e Keith Swanwick, associadas à abordagem “Triangular” de Ana Mae Barbosa, proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais, (BRASIL, 1997). Essa proposta consiste em ensinar arte considerando o ‘fazer’, o ‘fruir’ e o ‘contextualizar’ o objeto artístico. Esta metodologia de aprendizagem é de cunho qualitativo por se tratar de análises subjetivas do quanto o aprendiz aprende. Como resultado dessa associação de abordagens metodológicas, agregar sentidos ao processo educativo e, ao mesmo tempo, instrumentalizar o ensino de Arte/música com significados de outras linguagens artísticas, como da dança e das artes visuais. Além disso, expandir os sentidos dos conteúdos com vistas a uma educação musical assentada metodologicamente em aprendizagens significativas.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 3ª edição, ARS Poética Editora Ltda,1994.
BARBOSA, Ana Mãe (Org.) Inquietações e mudanças no ensino da arte. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
BRASIL. Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 07/02/2019.
BRASIL. Lei n.11.769 de 18 de agosto de 2008. Brasília, DF: MEC/SEF, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 07/02/2019.
BRASIL. Lei 13.278 de 02 de maio de 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 07/02/2019.
CRUVINEL, Flávia Maria. Efeitos do Ensino Coletivo na Iniciação Instrumental de Cordas: A educação musical como meio de transformação social Goiânia: Dissertação de mestrado - Escola de música e artes cênicas, Universidade Federal de Goiás, 2003.
DALCROZE, Emile Jaques. Le Rythme, La musique et l’éducation. Paris, França: Jobin e Cie,1920.
FERNANDINO, Jussara Rodrigues. Música e cena: uma proposta de delineamento da musicalidade no teatro. Dissertação (Mestrado em Artes) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
FIALHO, V, M. Ensinando Música na Escola: Conceito, Funções e Práticas Educativas: In: RODRIGUES, Elaine; ROSIN, M.Sheila: Infância e Práticas Educativas. Maringá: Eduem, 2007.
FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. A educação musical do século XX: os métodos tradicionais. In: JORDÃO, G.; ALLUCCI, R. R.; MOLINA, S.; TERAHATA, A. Música na escola. São Paulo. Allucci e Associados comunicações, 2012. Disponível em: http://www.amusicanaescola.com.br/o-projeto.html. Acesso em 08 de fevereiro de 2016.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Editora UNESP, 2 Ed., 2008.
FRANÇA, C.C. O som e a forma: do gesto ao valor. In Ensino de Música: propostas para agir e pensar em sala de aula. Liane Hentschke, Luciana Del Bem, organizadoras. São Paulo: Moderna, 2003.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Editora Ícone, 1990.
PAZ, Ermelinda A., Pedagogia Musical Brasileira no Século XX. Metodologias e Tendências. Brasilia: Editoda MusiMed, 1949.
SUZUKI, S. Educação é amor. 2ª ed. Santa Maria: Palotti,1994.
SWANWICK, K. A basis for music education. London: Routledge, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.