EDUCAÇÃO MUSICAL NA PERSPECTIVA METODOLÓGICA DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p134-153.id305

Palavras-chave:

Educação musical, Metodologia de aprendizagens, Interdisciplinaridade

Resumo

A educação musical oportuniza ao indivíduo acesso à arte, enquanto música, e ao conhecimento. O presente trabalho tem o objetivo de trazer para o campo da reflexão, a necessidade de educar em Arte/música de forma interdisciplinar adotando as metodologias dos educadores musicais: Emile Jacques Dalcroze; Zoltán Kodály; Carl Orff; Shinichi Suzuki e Keith Swanwick, associadas à abordagem “Triangular” de Ana Mae Barbosa, proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais, (BRASIL, 1997). Essa proposta consiste em ensinar arte considerando o ‘fazer’, o ‘fruir’ e o ‘contextualizar’ o objeto artístico. Esta metodologia de aprendizagem é de cunho qualitativo por se tratar de análises subjetivas do quanto o aprendiz aprende. Como resultado dessa associação de abordagens metodológicas, agregar sentidos ao processo educativo e, ao mesmo tempo, instrumentalizar o ensino de Arte/música com significados de outras linguagens artísticas, como da dança e das artes visuais. Além disso, expandir os sentidos dos conteúdos com vistas a uma educação musical assentada metodologicamente em aprendizagens significativas.

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Biografia do Autor

Eurípedes Norberta da Silva , IFMT

Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação (PPGEN-IFMT/UNIC) Professora do Instituto Federal de Mato Grosso – (IFMT)

Imara Pizzato Quadros, UFMT

Doutorado em Educação (UFMT) Professora do Programa de Pós-Graduação (PPGEN-IFMT/UNIC)

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Publicado

15.07.2019

Como Citar

NORBERTA DA SILVA , Eurípedes; PIZZATO QUADROS, Imara. EDUCAÇÃO MUSICAL NA PERSPECTIVA METODOLÓGICA DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 134–153, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p134-153.id305. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/551. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias