EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA AULA DE CAMPO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p539-556.id235

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Aula de Campo

Resumo

A Política Nacional de Educação Ambiental regulamenta a necessidade de contemplar a Educação Ambiental em todos os níveis e modalidades de ensino, sem delimitá-la como disciplina específica do currículo. A presente pesquisa teve como objetivo identificar as concepções de ambiente desenvolvidas em uma aula de campo com estudantes do ensino médio de uma Escola Estadual em Tempo Integral no município de Rondonópolis, MT. O percurso metodológico se deu através de visita prévia ao local de estudo, aplicação do questionário pré-aula de campo, do roteiro para roda de conversa, vivência em campo e aplicação do questionário pós-aula de campo. Os resultados do questionário inicial e da roda de conversa evidenciam que os estudantes não têm clareza do que entendem por Educação Ambiental, sendo as Concepções de Natureza e Lugar em que se vive as mais frequentes. Através dos relatos durante a aula de campo e do questionário foi possível perceber Concepções mais abrangentes sobre o ambiente se comparado aos resultados obtidos inicialmente. Pode-se concluir que durante a aula de campo, fluíram sentimentos de bem estar, amizade, solidariedade, partilha e respeito, que desencadearam em aprendizados significativos dos conceitos científicos através da vivência em ambiente natural.

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Biografia do Autor

Ana Flávia Silva de Assis, UFMT

Mestre em Ensino de Ciências Naturais (UFMT)

Débora Eriléia Pedrotti Mansilla, UFMT

Doutora em Ciências (UFSCAR) Professora na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

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Publicado

26.12.2018

Como Citar

SILVA DE ASSIS, A. F.; PEDROTTI MANSILLA, D. E. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA AULA DE CAMPO. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 539–556, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p539-556.id235. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/578. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias