TESTE DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA BÁSICA: PROCESSO DE REDUÇÃO E VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO NA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p575-594.id251

Palavras-chave:

Letramento Científico, Educação em Ciências, Confiabilidade

Resumo

Este estudo teve por objetivo apresentar o processo de redução instrumental do Teste de Alfabetização Científica Básica (TACB), de Laugksch e Spargo (1996). Este instrumento, de referência na literatura nacional e internacional, é constituído por 110 questões que versam sobre conceitos e fenômenos científicos, natureza da ciência e impactos da ciência e tecnologia sobre a sociedade e ambiente. O seu tamanho pode inviabilizar a aplicação dentro do contexto escolar, pois é necessário grande tempo para respondê-lo e, por isso, corre-se o risco de comprometer o compromisso dos participantes para com as respostas assinaladas. Uma possibilidade de solução é reduzi-lo para um número menor de itens, por meio de técnicas estatísticas, sem que sua validade, confiabilidade e poder de medida sejam prejudicados. Para isso, uma aplicação do TACB foi realizada no primeiro semestre de 2018 em 141 indivíduos, egressos do Ensino Médio, ingressantes de um Instituto Federal da cidade de Pelotas/RS. Como resultados, obteve-se uma redução para 45 itens, mantendo semelhantes os índices de validação do instrumento original. Espera-se que este instrumento possa contribuir com docentes e pesquisadores da área, auxiliando-os na apresentação de diagnósticos sobre a Alfabetização Científica no contexto brasileiro.

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Biografia do Autor

Patrick Alves Vizzotto, UFRGS

Mestre em Educação em Ciências (FURG). Professor EBTT (IFSUL). Doutorando em Educação em Ciências (UFRGS)

Luiz Fernando Mackedanz, FURG

Doutor em Ciências (UFRGS). Professor do Instituto de Matemática, Estatística e Física (FURG)

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Publicado

26.12.2018

Como Citar

ALVES VIZZOTTO, P.; FERNANDO MACKEDANZ, L. TESTE DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA BÁSICA: PROCESSO DE REDUÇÃO E VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO NA LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 575–594, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p575-594.id251. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/580. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias