TESTE DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA BÁSICA: PROCESSO DE REDUÇÃO E VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO NA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p575-594.id251

Palavras-chave:

Letramento Científico, Educação em Ciências, Confiabilidade

Resumo

Este estudo teve por objetivo apresentar o processo de redução instrumental do Teste de Alfabetização Científica Básica (TACB), de Laugksch e Spargo (1996). Este instrumento, de referência na literatura nacional e internacional, é constituído por 110 questões que versam sobre conceitos e fenômenos científicos, natureza da ciência e impactos da ciência e tecnologia sobre a sociedade e ambiente. O seu tamanho pode inviabilizar a aplicação dentro do contexto escolar, pois é necessário grande tempo para respondê-lo e, por isso, corre-se o risco de comprometer o compromisso dos participantes para com as respostas assinaladas. Uma possibilidade de solução é reduzi-lo para um número menor de itens, por meio de técnicas estatísticas, sem que sua validade, confiabilidade e poder de medida sejam prejudicados. Para isso, uma aplicação do TACB foi realizada no primeiro semestre de 2018 em 141 indivíduos, egressos do Ensino Médio, ingressantes de um Instituto Federal da cidade de Pelotas/RS. Como resultados, obteve-se uma redução para 45 itens, mantendo semelhantes os índices de validação do instrumento original. Espera-se que este instrumento possa contribuir com docentes e pesquisadores da área, auxiliando-os na apresentação de diagnósticos sobre a Alfabetização Científica no contexto brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrick Alves Vizzotto, UFRGS

Mestre em Educação em Ciências (FURG). Professor EBTT (IFSUL). Doutorando em Educação em Ciências (UFRGS)

Luiz Fernando Mackedanz, FURG

Doutor em Ciências (UFRGS). Professor do Instituto de Matemática, Estatística e Física (FURG)

Referências

ANDRADE, Ê. R.; SCHEUER, C. Análise da eficácia do metilfenidato usando a versão abreviada do questionário de conners em transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, São Paulo, v. 62, n. 1, p. 81-85, Mar. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0004-282X2004000100014

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê?. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 3, n. 2, p. 122-134, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172001030203

BARAM‐TSABARI, A.; YARDEN, A. Text genre as a factor in the formation of scientific literacy. Journal of research in science teaching, v. 42, n. 4, p. 403-428, 2005. DOI: https://doi.org/10.1002/tea.20063

BITTAR, D. B.; PEREIRA, L. V.; LEMOS, R. C. A. Sistematização da assistência de enfermagem ao paciente crítico: proposta de instrumento de coleta de dados. Texto Contexto Enfermagem, v. 15, n. 4, p. 617-628, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072006000400010

BROSSARD, D.; SHANAHAN, J. Do they know what they read? Building a scientific literacy measurement instrument based on science media coverage. Science Communication, v. 28, n. 1, p. 47-63, 2006. DOI: https://doi.org/10.1177/1075547006291345

CAMARGO, A. N. B.; PILAR, F. D.; RIBEIRO, M. E. M.; FANTINEL, M.; RAMOS, M. G. Alfabetização Científica: A evolução ao Longo da formação de Licenciandos Ingressantes, Concluintes e de Professores de Química. Momento – Diálogos em Educação, v.20, n.2, p. 19-29, 2011.

CAMARGO, B. V.; BARBARÁ, A.; BERTOLDO, R. B. Um instrumento de medida da dimensão informativa da representação social da aids. Jornada Internacional, v. 4, p. 1385-1395, 2005.

CARVALHO, A.M.P. E TINOCO, S.C. O Ensino de Ciências como 'enculturação'. In: Catani, D.B. e Vicentini, P.P., (Orgs.). Formação e autoformação: saberes e práticas nas experiências dos professores. São Paulo: Escrituras, 2006.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista

Brasileira de Educação, n. 22, p. 89-100, 2003;

CHASSOT, A. Alfabetização Científica – Questões e desafios para a educação. Ijuí, Editora da Unijuí, ed. 1, 2011.

CHIN, C. First‐year Pre‐service Teachers in Taiwan—Do they enter the teacher program with satisfactory scientific literacy and attitudes toward science? International Journal of Science Education, v. 27, n. 13, p. 1549-1570, 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/09585190500186401

CUNHA, R. B. Alfabetização científica ou letramento científico?: interesses envolvidos nas interpretações da noção de scientific literacy. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 68, p. 169-186, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782017226809

FIGUEIREDO, V. L. M.; MATOS, V. L. D.; PASQUALI, L.; FREIRE, A. P. Propriedades psicométricas dos itens do teste WISC-III. Psicologia em estudo. v.13, n.3, p. 585-592. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722008000300020

FRANCA, C.; COLARES, V. Validação do National College Health Risk Behavior Survey para utilização com universitários brasileiros. Ciência e Saúde Coletiva, v. 15, p. 1209-1215, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000700030

HAIR, J.; BLACK, W.; BABIN, B.; ANDERSON, R.; TATHAM, R. Multivariate Data Analysis. 6ª ed. Upper Saddle River, NJ: Pearson Prentice Hall, 2006.

LAUGKSCH, R. C.; SPARGO, P. E. Construction of a paper-and-pencil Test of Basic

Scientific Literacy based on selected literacy goals recommended by the American

Association for the Advancement of Science. Public Understanding of Science, v. 5, p.

-359, 1996.

LAUGKSCH, R. C.; SPARGO, P. E. Scientific Literacy of Selected South African Matriculants Entering Tertiary Education: A Baseline Survey. South African journal of science, v. 95, p. 427-432, 1999.

LIMA, M. S.; WEBER, K. C. Reflexões acerca das definições e mensuração de níveis de letramento científico. Anais do Congresso Nacional de Educação – CONEDU. 2017. Disponível em:< https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/ TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3162_11082016105336.pdf>. Acesso: Jun. 2018.

MAMEDE, M.; ZIMMERMANN, E. Letramento científico e CTS na formação de professores para o ensino de ciências. Enseñanza de las Ciencias, n. Extra, p. 1-4, 2005.

MILLER, J. Scientific literacy: a conceptual and empirical review. Daedalus, v. 112, n.

, p. 29-48, 1983. DOI: https://doi.org/10.1017/S0028688500011103

MOREIRA, M. A.; ROSA, P. R. S. Uma introdução à pesquisa quantitativa em Ensino. Porto Alegre: Edição dos Autores, 2007.

MORTIMER, E.F. E MACHADO, A.H. A Linguagem em uma Aula de Ciências, Presença Pedagógica, v.2, n.11, 49-57, 1996.

MURCIA, K.; SCHIBECI, R. Primary student teachers' conceptions of the nature of science. International journal of science education, v. 21, n. 11, p. 1123-1140, 1999. DOI: https://doi.org/10.1080/095006999290101

NASCIMENTO-SCHULZE, C. M. Um estudo sobre alfabetização científica com jovens catarinenses. Psicologia: teoria e prática, v. 8, n. 1, 2006.

ÖZDEM, Y. Y.; ÇAVAŞ, P.; CAVAS, B.; ÇAKIROǦLU, J; ERTEPINAR, H. An investigation of elementary students' scientific literacy levels. Journal of Baltic Science Education. V.9 n. 1, p. 6-19, 2010.

PASQUALI, L. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.

RIVAS, M. I. E. Avaliação do nível de Alfabetização Científica de estudantes de biologia. Trabalho de conclusão de curso. Graduação em biologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2015;

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em ensino de ciências, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2008.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v.16, n.1, p. 59-77, 2011.

SOUZA, A. C.; ALEXANDRE, N. M. C.; GUIRARDELLO, E. B. Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 26, p. 649-659, 2017. DOI: https://doi.org/10.5123/S1679-49742017000300022

SOUZA, C. A.; BASTOS, F. P.; ANGOTTI, J. A. P. Cultura científico-tecnológica na educação básica. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 9, n. 1, p. 76-88, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172007090106

VIDOR, C. B.; COSTA, S. S. C. ; SILVA, A. M. M.; RAMOS, M. G. Avaliação do nível de

Alfabetização Científica de professores da educação básica. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciências, 2009. Anais do VI ENPEC. Florianópolis: ABRAPEC, 2009. Disponível em: http://www.foco.fae.ufmg.br/viienpec/index.php/enpec/viienpec/paper/view/1047. Acesso em: jun. 2018.

Downloads

Publicado

26.12.2018

Como Citar

ALVES VIZZOTTO, Patrick; FERNANDO MACKEDANZ, Luiz. TESTE DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA BÁSICA: PROCESSO DE REDUÇÃO E VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO NA LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 575–594, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p575-594.id251. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/580. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias