O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: RELAÇÕES ENTRE SABERES E IDENTIDADE DOCENTE
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p5-18.id74Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Formação inicial de professores, Estágio, Saberes docentes, Identidade profissionalResumo
No ano de 2016, foi realizada uma pesquisa de mestrado, na área de Ensino, que analisou a contribuição do estágio curricular supervisionado no processo de construção dos saberes docentes dos estagiários. Dessa pesquisa, o presente artigo propõe-se um recorte do trabalho analítico, a fim de socializar as relações entre os saberes docentes e a construção da identidade docente que foram reveladas nos discursos dos estagiários. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com os sete estagiários do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis, no decorrer do ano de 2016. Os dados foram produzidos em entrevistas semiestruturadas, submetidas aos procedimentos analíticos da Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2016). Analisou-se que os estágios permitiram aos estagiários a primeira vivência da prática da profissão de professor e, com isso, assumiram um novo lugar, experimentando um novo olhar, o de ver-se professor. Puderam conhecer, sentir e ver-se em um novo lugar social e subjetivo, saindo do lugar de alunos para o lugar de professores. Ainda que de forma incipiente, mediatizados pelo outro (professores regentes, alunos, familiares, instituições de ensino), cada estagiário iniciou seu processo identitário, sua construção de maneiras de ser e de estar na profissão.
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