SABERES DOCENTES E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DESSAS TEMÁTICAS NOS ENCONTROS DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA (2015 E 2016)

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p217-230.id184

Palavras-chave:

EDEQ, Recursos Educacionais Abertos, Saberes Docentes

Resumo

A partir das importantes contribuições das produções científicas originadas dos Encontros de Debates de Ensino de Química (EDEQs) dos anos de 2015 e 2016, entende-se a relevância da realização de um trabalho com cunho bibliográfico a seu respeito. Para atender a essa demanda, foi realizada uma investigação exploratória dos conteúdos e dos temas dessas produções. Sendo assim, este artigo visa apresentar os resultados do mapeamento e da análise de dados dos trabalhos submetidos nesses dois encontros, a fim de sistematizar os saberes docentes e os recursos educacionais abertos abordados dentro das temáticas apresentadas. O resultado da análise permitiu concluir que os temas relacionados ao saber docente e aos recursos educacionais abertos estão inseridos na grande maioria dos trabalhos, sobressaindo-se, no período verificado, os assuntos relacionados ao saber docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ronaldo Eismann de Castro, UFRGS

Mestrando em Educação em Ciências (UFRGS)

Maria do Rocio Fontoura Teixeira, UFRGS

Doutora em Educação em Ciências (UFRGS)

Referências

ANDRÉ, M. et al. Estado da Arte da Formação de Professores no Brasil. Educação & Sociedade, v. 20, n. 68, dez. 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v20 n68/a15v2068.pdf>. Acesso em: 7 abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300015

ALARCÃO, I. (coord.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 2005.

AYUSTE, A.; GROS, B.; VALDIVIELSO, S. Sociedad del Conocimiento. Perspectiva Pedagógica. In: ARETIO, Lorenzo Garcia. (org). Sociedad del Conocimiento y Educación. Madrid: Universidad Nacional de Educación a Distancia, 2012. p. 17-40.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BEJARANO, N. R. B.; CARVALHO, A. M. P. A educação química no Brasil: uma visão através das pesquisas e publicações da área. Educación Química, v. 11, n. 1, p.160-167, 2000. DOI: https://doi.org/10.22201/fq.18708404e.2000.1.66475

BRASIL. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2006.

BRASIL. Lei 13.005, de 25 de junho 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação -PNE 2014-2024 e dá outras providências. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília: DF, 2014.

BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

LIMA, M. E. C. C. Formação continuada de professores de química. Química Nova na Escola, n. 4, 1996. Disponível em <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc04/relatos.pdf>. Acesso em: 19 out. 2017.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na Educação: Teoria & Prática, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 137-144, set. 2000. Disponível em: <http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/tics/Ensino%20e%20aprendizagem%20inovadores%20com%20tecnologias.pdf>. Acesso em: 14 set. 2017. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.6474

MOREIRA, M. A. Pesquisa em ensino: o vê epistemológico de Gowin. [S.l.]: Editora Pedagógica e Universitária, 1999.

MOROSINI, M. C. FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. EDUCAÇÃO POR ESCRITO, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875>. Acessado em: 10 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875

PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000.

PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

ROSSINI, C.; GONZALEZ, C. REA: O debate em políticas pública e oportunidade para o mercado. Centro Esportivo Virtual (CEV), 2002. Disponível em: <http://cev.org.br/arquivo/biblioteca/4032710.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2017.

ROSSINI, C. Tecnologia e Educação: colaboração e liberdades “O Caso do Brasil” Brasília: Fellow da Universidade de Harvard, 2010. Disponível em: <http://docplayer.com.br/40725948-Tecnologia-e-educacao-colaboracao-e-liberdades-o-caso-do-brasil.html>. Acesso em: 10 nov. 2017.

SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. (org.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: EDUFBA/São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

26.06.2018

Como Citar

EISMANN DE CASTRO, Ronaldo; ROCIO FONTOURA TEIXEIRA, Maria do. SABERES DOCENTES E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DESSAS TEMÁTICAS NOS ENCONTROS DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA (2015 E 2016). Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 217–230, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p217-230.id184. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/611. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias