EDUCAÇÃO BÁSICA E A PRÁTICA DOCENTE NA CONCEPÇÃO DE FREIRE E STEINER: FUNDAMENTOS DA LDB E DO PPP DA ESCOLA LIVRE PORTO CUIABÁ

Autores

  • Cálita Fernanda de Paula Martins UNEMAT
  • Rosely Aparecida Romanelli UNEMAT

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p334-351.id154

Palavras-chave:

Antroposofia, Escola privada, Pedagogia Waldorf, Prática docente

Resumo

As discussões apresentadas neste estudo tratam das primeiras aproximações em relação à pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado. Todavia, o presente artigo tem como principal objetivo discutir acerca da educação básica e da prática docente na concepção de Freire e Steiner, tendo por base os princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - 9394/96 e sua aplicação no Projeto Político e Pedagógico (PPP) da Escola Livre Porto Cuiabá. Para o desenvolvimento deste estudo foi realizado uma pesquisa de abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, uma pesquisa bibliográfica e documental. Por se tratar de uma pesquisa documental foi feita análise do PPP de uma instituição Waldorf. Quanto ao procedimento bibliográfico foi utilizado enquanto referencial teórico: Santos e Romanelli para discutir acerca dos princípios da Pedagogia e da Antroposofia; Freire e Steiner para fundamentar a discussão quanto à concepção da prática docente; Oliveira para discutir os fundamentos da LDB, Lanz na intenção de apresentar o perfil e qualidades do professor Waldorf, entre outros autores. Todavia, buscamos na Pedagogia saberes que poderão contribuir para a educação em uma perspectiva humanizadora, tendo como princípio auxiliar na formação de seres humanos, promovendo o desenvolvimento saudável e harmônico do querer, sentir e pensar.

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Biografia do Autor

Cálita Fernanda de Paula Martins , UNEMAT

Mestranda em Educação (UNEMAT) Bolsista CAPES/FAPEMAT

Rosely Aparecida Romanelli , UNEMAT

Doutora em Educação (USP) Professora PPGEdu (UNEMAT)

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Publicado

26.06.2018

Como Citar

PAULA MARTINS , Cálita Fernanda de; APARECIDA ROMANELLI , Rosely. EDUCAÇÃO BÁSICA E A PRÁTICA DOCENTE NA CONCEPÇÃO DE FREIRE E STEINER: FUNDAMENTOS DA LDB E DO PPP DA ESCOLA LIVRE PORTO CUIABÁ. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 334–351, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p334-351.id154. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/618. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias