A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: DO ENSINO ESTIGMATIZADO À POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO INTEGRAL, POR MEIO DO PROEJA

Autores

  • Maria Helena Moreira Dias Serra IFMT
  • Leila Maria Ferreira Salles UNESP

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p382-397.id67

Palavras-chave:

Rede federal, Educação profissional, PROEJA, Formação integral

Resumo

A educação profissional tem carregado um estigma, tendo em vista ter sido ao longo de sua história direcionado às categorias sociais de menor prestígio. Todavia, em 2005, juntamente com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que resultou na criação dos Institutos Federais, o governo federal brasileiro lançou o Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA). Diante disso, produzido por meio de pesquisa bibliográfica e visando dar visibilidade a Educação Profissional e ao PROEJA, este escrito discorre acerca da trajetória da educação profissional no Brasil e do referido Programa, que se apresenta como uma possibilidade de que não aja mais distinção entre o conhecimento de diferentes classes sociais e que o trabalhador não seja um mero executor de tarefas práticas, mas que compreenda os fundamentos do trabalho que realiza, bem como amplie suas possibilidades de agir com autonomia na vida em sociedade, por meio da formação integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Helena Moreira Dias Serra , IFMT

Doutora em Educação pela UNESP/RC. Docente efetiva da área de Letras do IFMT, Campus Cuiabá – Bela Vista

Leila Maria Ferreira Salles , UNESP

Professora Livre-docente da UNESP/RC. Docente voluntária do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP/RC

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os Pensadores).

BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil, de 10 de novembro de 1937. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao37.htm >. Acesso em: 15 de ago. 2015.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Disponível em: <http://smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-legislacao>. Acesso em: 15 ago. de 2015.

BRASIL. Parecer CNE/CEB 11/2000. Diário Oficial da União de 09 de junho de 2000.

BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Diário Oficial da União, Brasília, 26 jul. 2004.

BRASIL. Decreto nº 5.478 de 24 de junho de 2005. Diário Oficial da União, Brasília, 27 jun. 2005.

BRASIL. Decreto nº 5.840 de 13 de julho de 2006. Diário Oficial da União, Brasília, 14 jul. 2006.

BRASIL. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: SAEB: ensino médio: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; INEP, 2007a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/livro/livro.pdf>. Acesso em: 29 out. 2015.

BRASIL. Documento Base - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Brasília: MEC/SETEC, 2007b.

BRASIL. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Diário Oficial da União de 30 de dezembro de 2008.

BRASIL. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, de 23 de setembro 2009. Brasília, MEC, 2009. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2015.

BRASIL. Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, DF: MEC, 2011. Disponível em: <http://redefederal.mec.gov.br/index.php?option=com>. Acesso em: 08 set. 2015.

CIAVATA, M. Universidades Tecnológicas: Horizonte dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETS)? In: MOLL, Jaqueline e colaboradores. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CUNHA, L. A. O Ensino de Ofícios nos Primórdios da Industrialização. 2 ed. Editora UNESP; Brasília, DF, FLACSO, 2005.

ELIAS, N.; SCOTSON, J. L. Os Estabelecidos e os Outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. RJ: Jorge Zahar Editor, 2000.

FERREIRA, A. B.H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. SP: Ed.Positivo, 2009.

KUNZE, N. C. A Escola de Aprendizes Artífices de Mato Grosso 1909/1941. Cuiabá: CEFETMT, 2006.

LONGMAN. Dictionary of Contemporary English. 3 ed. Edinburgh: Pearson, 2001.

MOLL, J. PROEJA e Democratização da Educação Básica. In: MOLL, J; Cols. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo. Porto Alegre: Artmed, 2010, p.131-138.

MOURA, D. H. O PROEJA e a rede federal de educação tecnológica. In: EJA: formação técnica integrada ao ensino médio. Salto para o Futuro. Boletim 16, set. 2006.

ROMANELLI, O. O. História da Educação no Brasil (1930/1973). Petrópolis: Vozes, 1980.

RUIZ, A. I.; RAMOS, M. N.; HINGEL, M. Escassez de Professores no Ensino Médio: propostas estruturais e emergenciais. CNE/CEB: Maio, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/escassez1.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2014.

SANTOS, V. S. Sete Lições sobre o PROEJA. In: MOLL, J. e Cols. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 120-130.

SANTOS, V. S. Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos: o PROEJA. La Salle - Revista de Educação, Ciência e Cultura. V. 16, nº. 1, jan./jun. 2011.

SOARES, M. J. A. Uma Nova Ética do Trabalho nos Anos 20 - Projeto Fidelis Reis. Relatos de Pesquisa nº 33. Volume 4. 1995. Disponível em: <http://www.publicacoes.inep.gov.br/portal/download/662>. Acesso em: 05 out. 2015.

Downloads

Publicado

22.12.2017

Como Citar

MOREIRA DIAS SERRA , Maria Helena; FERREIRA SALLES , Leila Maria. A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: DO ENSINO ESTIGMATIZADO À POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO INTEGRAL, POR MEIO DO PROEJA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 382–397, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p382-397.id67. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/638. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias