DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Deusanira Raiol Pinheiro UNAMA
  • Walber Christiano Lima da Costa UFPA

DOI:

10.23926/rpd.v1i1.10

Palavras-chave:

Pedagogo, Formação inicial, Desafios, Educação, Perspectivas

Resumo

O presente texto objetiva discutir os desafios da formação inicial do pedagogo na sociedade contemporânea, seja no contexto escolar ou na sociedade em geral. Destacaremos também que esse profissional deve observar a pluralidade e as diferenças sociais, étnicas, entre outras. Nota-se que a formação pedagógica na contemporaneidade necessita focar nos paradigmas que emergem no atual contexto social, político, econômico e cultural. Este artigo se constitui como uma pesquisa bibliográfica, cujas fontes consultadas foram livros, periódicos e literaturas que fundamentam a temática de que o pedagogo é um profissional que está sendo inserido nos mais variados contextos. Constatamos assim que a formação inicial do pedagogo necessita considerar as mudanças ocorridas na sociedade para que possam vencer os desafios e diferenças que encontrarão no contexto de atuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Deusanira Raiol Pinheiro , UNAMA

Discente do Curso de Pedagogia (UNAMA).

Walber Christiano Lima da Costa , UFPA

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Referências

ABRAMOWICZ, Anete; RODRIGUES, Tatiane Consentino e CRUZ, Ana Cristina da. A diferença e a diversidade na educação: Dossiê Relações Raciais e Ação Afirmativa. Contemporânea, n,2, p,85-97. Jul/Dez2011. Disponível em: http://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/download/38/20. Acessado em: 01 de outubro de 2016.

ANGOTTI , Maristela. Paradigmas e Perspectivas para a Formação Docente nas Etapas Iniciais da Educação Básica: Inflexões. In: Formação da pedagoga e do pedagogo: pressupostos e perspectivas / Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, Ana Paula Cordeiro, Simone Ghedini Costa Milanez (org.). – Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

BRASIL. Diretrizes curriculares para o curso de pedagogia. Resolução CNE/CP Nº1, de 15 de maio de 2016.

LIBÂNEO, José Carlos. Diretrizes Curriculares da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p.843-876, out. 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. Identidade da Pedagogia e Identidade do Pedagogo. In: Formação da pedagoga e do pedagogo: pressupostos e perspectivas / Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, Ana Paula Cordeiro, Simone Ghedini Costa Milanez (org.). – Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos para quê? 3.ed.- São Paul, Cortez, 2000.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: Inquietações e buscas. 2001. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/educar/article/viewFile/2074/1726. Acessado em: 04 de fevereiro de 2016.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ; Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo, v. 1, n. 31, p. 43-48, julho/setembro, 1986.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientifica. 5ª ed. São Paulo: Atlas 2003.

MIORANZA, Angela Josefina e ROËSCH, Izabel Cristina Corrêa. A diversidade cultural no cotidiano da sala de aula. 2010. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisimposioeducacao/anais/trabalhos/30.pdf. Acessado em: 04 de fevereiro de 2016.

ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha; MACHADO, Erico Ribas e OLKIVERA, Alexandre Anastácio de. A Formação do pedagogo para além da docência – possibilidades de articulação entre a pedagogia social-educação popular-educação social. In: Anais do X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1789-0.pdf. Acessado em: 10 de maio de 2016.

PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar. São Paulo: Moderna, 2000.

SÁ, Ricardo Antunes de. Pedagogia e Complexidade: diálogos preliminares. Educar, Curitiba, n.32, p,57-73, 2008. Editora UFPR. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n32/n32a06. Acessado em: 14 de fevereiro de 2016.

SILVA, Ana Patrícia da; ALVES, Cristina Nacif; SOUZA, Luciane Porto Frazão; PAULINO, Marcos Moreira e SANTOS, Monica Pereira dos. Paulo Freire – pedagogia da diversidade? In: Anais do V Colóquio Internacional Paulo Freire. Recife, set/2005. Disponível em: http://www.lapeade.com.br/publicacoes/artigos/paulo_freire_pedagogia_diversidade.pdf. Acessado em: 26 de março de 2016.

TURCI, Flávia Maria do Nascimento. Ser pedagogo diante dos desafios da educação contemporânea. In: TURCI, Flávia Maria do Nascimento; LOTT, Paula Amorim; OLIVEIRA, Gleice Campolina de; CORNÉLIO, Alice da Silva; GAUDÊNCIO, Cornélio Juliana Rezende. Educação, Docência e Gestão: A pedagogia em debate (Ensaios Ser pedagogo diante dos desafios da educação contemporânea). PUC-MINAS, 2012.

Downloads

Publicado

12.12.2016

Como Citar

RAIOL PINHEIRO , Deusanira; CHRISTIANO LIMA DA COSTA , Walber. DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 116–126, 2016. DOI: 10.23926/rpd.v1i1.10. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/660. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias