Ensino de Geografia para Pessoas Cegas: o percurso da construção e avaliação de um material de cartografia tátil com elementos naturais e recicláveis

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24002.id730

Palavras-chave:

Deficiência Visual, Inclusão, Sustentabilidade, Fabricação artesanal

Resumo

O presente trabalho é uma investigação pedagógica aplicada, qualitativa e exploratória. O público-alvo são pessoas cegas, residentes no estado de Mato Grosso, e que foram ou são escolarizadas nesta região. Foram empregados roteiros, questionários, caderno de anotações e gravação de áudio para o levantamento dos dados, analisados à luz das características defendidas por autores da área. O objetivo foi construir um conjunto de recursos educacionais acessíveis e sustentáveis para o ensino de Geografia às pessoas cegas, utilizando elementos biodegradáveis. De acordo com o verificado, embora funcional, com diversidade de texturas e inovador, os recursos podem ter pouca durabilidade e qualidade quando manipulados com frequência, não tendo sido localizados, até aqui, meios de manter a resistência por longos períodos. Além disso, a complexidade da coleta, tratamento e construção podem prejudicar a reprodução do material. Conclui-se que são necessárias investigações e aprofundamentos acerca da utilização e conservação desses elementos para uso educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Welber Duarte dos Santos, Instituto Benjamin Constant

Mestre em Ensino na Temática da Deficiência Visual (DPPE/IBC)

Educador Maker em Amado Maker Editora

Marcus Hübner, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Doutorado em Educação Ambiental pela (IE/FURG)

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

Referências

BRASIL. [Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015 (2015)]. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: Setembro de 2022.

BRASIL. [Decreto nº 6.949 de 25 de agosto de 2009(2008)]. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/579385/publicacao/15748546. Acesso em: set. de 2022.

BOGDAN, Roberto et al. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994. 333 p.

CERQUEIRA, Jonir; FERREIRA, Elise. Recursos didáticos na educação especial. Benjamin Constant, n. 15, 2000. Disponível em: http://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/602. Acesso em: nov. de 2021.

COBO, Ana; RODRÍGUEZ, Manuel; BUENO, Salvador. Personalidade e auto-imagem do cego. In: MARTÍN, Manuel; BUENO, Salvador (Org.). Deficiência visual: aspectos psicoevolutivos e educativos. Santos, 2003. p. 97-113.

COUTO JUNIOR, Abelardo; OLIVEIRA, Lucas. The main causes of blindness and low vision in school for blind. Revista Brasileira de Oftalmologia, [S.L.], v. 75, n. 1, p. 26-29, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/0034-7280.20160006. Acesso em: out. 2021.

FERREIRA, Gracialda. Diretrizes para coleta, herborização e identificação de material botânico nas Parcelas Permanentes em florestas naturais da Amazônia brasileira. 1. ed. Manaus: [s. n.], 2008. 44 p. v. 1. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/417/o/manual_diretrizes_coletas_botanicas.pdf?1494003886. Acesso em: nov. 2021

FREITAS JUNIOR, Robson Lopes. Revisão teórico-metodológica. In: FREITAS JUNIOR, Robson Lopes. Práticas de ensino fundamental em Geografia, através de Geotecnologias, no âmbito da educação especial para alunos de baixa visão do Instituto Benjamin Constant (IBC) – município do Rio de Janeiro. 2018. Tese (Doutorado em Geografia), Rio de Janeiro, 2018. p. 171. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/13216. Acesso em: out. 2021.

GARCIA, Rosalba; KUHNEN, Roseli. POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL EM TEMPOS DE DITADURA: uma análise sobre a concepção de deficiência no brasil no período 1973- 1985. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S.L.], v. 1, n. 1, p. 69, 15 maio de 2020. Universidade Federal de Roraima. http://dx.doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i1.6257. Acesso em: nov. 2021.

GERHARDT, Tatiana; SILVEIRA, Denise. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana;SILVEIRA, Denise. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. GIL, Marta. Cadernos da TV escola: deficiência visual. Brasília, DF: Secretaria de Educação a Distância, 2000. 40 p.

IBGE. Características gerais da população: características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro, RJ: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2012.

JANNUZZI, Gilberta de Martino. A Educação do Deficiente no Brasil dos primórdios ao início do século XXI. 3. ed. São Paulo: Editora Autores Associados Ltda, 2004. 243 p.

KASSAR, Mônica; REBELO, Andressa. Abordagens da Educação Especial no Brasil entre Final do Século XX e Início do Século XXI. Revista Brasileira de Educação Especial, [S.L.], v. 24, n. , p. 51- 68, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382418000400005. Acesso em: out. 2021.

LOCH, Ruth. Cartografia Tátil: mapas para deficientes visuais. Portal da Cartografia, Londrina, v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Geografia/cartografia/carto_tatil.pdf. Acesso em: out. 2021.

MARTINS-DA-SILVA, Regina Célia Viana. Coleta e Identificação de Espécimes Botânicos. Belém: PA, 2002. 43 p.

PADILHA, Caio Augusto. A Política de Educação Especial no Governo FHC (1995-2003): uma opção pela integração. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, v. 26, n. 50, p. 191-207, set./dez. 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-70432017000300191&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: set. 2021.

PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE. Ciclos da Vida: pessoas com deficiência, por sexo e situação de domicílio (2019). In: IBGE. Sidra: sistema IBGE de recuperação automática. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/8204#resultado. Acesso em: Janeiro de 2023.

Downloads

Publicado

06.04.2024

Como Citar

SANTOS, Welber Duarte dos; HÜBNER, Marcus. Ensino de Geografia para Pessoas Cegas: o percurso da construção e avaliação de um material de cartografia tátil com elementos naturais e recicláveis. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24002, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24002.id730. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/730. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias