Análise da aprendizagem de estudante autista por meio da atividade de situações problema discente no ensino remoto

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24016.id771

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Resolução de problemas, Atividade de situações problema discente, Esquema da base orientadora completa da ação

Resumo

Este artigo é produto da pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar a contribuição do Esquema da Base Orientadora Completa da Ação (EBOCA) da Atividade de Situações Problema Discente (ASPD), fundamentado em Galperin, Talízina e Majmutov na aprendizagem de estudante autista do 3º Ano do Ensino Fundamental, na modalidade de ensino remoto. Inicialmente, apresenta-se a educação inclusiva e sua diferenciação com a educação especial. Depois, é realizada uma discussão em torno dos desafios do ensino remoto decorrente da pandemia. O artigo faz relação com a matemática e com a ASPD, que se constitui como uma estratégia didática para trabalhar a resolução de problemas na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). A pesquisa se delineia como descritivo-explicativa e tem abordagem qualitativa. Nos resultados, evidenciaram-se o desenvolvimento de competências e habilidades de resolução de problemas em relação às operações de adição e subtração, bem como avanços na aprendizagem discente.

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Biografia do Autor

Soraya de Araújo Feitosa, Universidade Federal de Roraima

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC, Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima, Pós Graduada em Gestão Pedagógica pela Faculdade Internacional de Curitiba, Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Roraima (2010) e em Pedagogia pelas Faculdades de Ciências do Norte do Brasil (2017). É membro do Grupo de Pesquisa de Didática da Resolução de Problemas. Tem experiência em docência nas etapas do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atualmente trabalha no terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Verônica de Oliveira Magalhães, Secretaria Estadual de Educação de Roraima

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Roraima, Especialista em Gestão do trabalho pedagógico: Administração, orientação e supervisão escolar pela Faculdade Internacional de Curitiba, Graduada em Normal Superior pelo Instituto Superior de Educação de Roraima. Atua como professora efetiva da Secretaria de Educação de Roraima.

Héctor José García Mendoza, Universidade Federal de Roraima

Doutor em Educação (UJAEN/Espanha), Professor na Universidade Federal de Roraima (UFRR), Docente nos Programas de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UERR e no Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC/UFMT.

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Publicado

25.05.2024

Como Citar

FEITOSA, Soraya de Araújo; MAGALHÃES, Verônica de Oliveira; MENDOZA, Héctor José García. Análise da aprendizagem de estudante autista por meio da atividade de situações problema discente no ensino remoto . Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24016, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24016.id771. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/771. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias