Tradução e Educação Matemática: uma revisão teórica
DOI:
10.23926/RPD.2024.v9.e24019.id905Palavras-chave:
Comunicação em Sala de aula., Tradução., Linguagem matemática.Resumo
O presente escrito trata-se de uma reflexão acerca do que já se tem discutido sobre tradução no que tange a educação matemática sob ótica dos estudos de tradução. Destaca-se as Teses e Dissertações publicadas entre 2013 e 2023, tendo o objetivo de destacar um processo linguístico conhecido como tradução, que se faz presente nas aulas de matemática. Para tanto, o escrito utilizou uma revisão bibliográfica sobre obras que abordam sobre a temática em questão. Assim, foi possível observar que a tradução em ambientes escolares pode ter particularidades distintas do que uma tradução de uma obra para outra. Dentre essas particularidades é válido ressaltar os fatores envolvidos nessa tradução, como os tradutores e receptores (professores e estudantes), e a obra traduzida (textos/conteúdos/objetos matemáticos, que podem aparecer de diversas formas, como um texto discursivo, um gráfico ou mesmo imagem, uma tabela, uma demonstração, uma questão problema, dentre outras formas).
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