Padrões Matemáticos na Cerâmica Caeteuara: uma análise Etnomatemática

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24020.id928

Palavras-chave:

Matemática, Etnomatemática, Saberes Tradicionais., Cerâmica

Resumo

Este artigo aborda as interseções entre Saberes Tradicionais e a Matemática na produção de cerâmica artesanal da comunidade Vila Cuera, em Bragança, no estado do Pará, Brasil. O estudo destaca como a sabedoria empírica dos artesãos na manipulação e modelagem da argila se traduz em artefatos cerâmicos. A metodologia adotada foi qualitativa e etnográfica, utilizando-se de observação participante, entrevistas semiestruturadas, bem como registros fotográficos e em vídeo. O estudo ressalta a relevância da Etnomatemática, mostrando a conexão entre as práticas ancestrais e os conceitos da matemática moderna. Os achados do estudo revelam que as técnicas tradicionais empregadas na Vila Cuera são fundamentais para definir as propriedades simétricas e geométricas observadas tanto no processo de modelagem da argila quanto nos artefatos cerâmicos finais. Estes achados sublinham a importância de integrar os saberes tradicionais ao contexto científico atual, oferecendo uma visão mais abrangente e integrada da educação e história da matemática em diferentes contextos.

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Biografia do Autor

Samuel Antonio Silva do Rosario, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA. Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (UFPA). Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia (UFPA). Especialista em Matemática (UFPI), Ciências Naturais (UFPI), Ciências humanas e sociais aplicadas (UFPI), Ensino de Matemática e Ciências Naturais (FCV) e Ciências Biológicas (FAERPI). Graduado em licenciatura em Matemática (UEPA), Física (IFPA / FAFIBE), Química (FAVENI), Ciências Biológicas (UNIASSELVI) e possui bacharelados em Ciências da Natureza (ESTÁCIO) e em Ciências da Exatas (ESTÁCIO). Especialista Técnico em Processos de Mineração (SENAI). Técnico em Mineração (EETEPA). Sua área de atuação e interesse abrange Educação em Ciências e Matemáticas, incluindo Saberes da Tradição, Etnofísica, Etnomatemática e a aplicação da Informática na educação. Faz parte da editoração da Nova Revista Amazônica (UFPA). Participa dos Grupos de Pesquisa GEPREF (Grupo de Estudos e Pesquisa em Rede para o Ensino de Física) e GPSEM (Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática). É membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

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Publicado

17.05.2024

Como Citar

ROSARIO, Samuel Antonio Silva do. Padrões Matemáticos na Cerâmica Caeteuara: uma análise Etnomatemática. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24020, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24020.id928. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/928. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias