APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p465-481.id530

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, Educação Matemática, Focos de Aprendizagem Docente (FAD)

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi evidenciar traços da aprendizagem da docência advindos do exercício profissional docente no Ensino Superior. Três depoentes, professoras do Ensino Superior, participaram de uma entrevista semiestruturada, constituída por temáticas que abordam a profissão docente. As transcrições das entrevistas foram organizadas e analisadas por meio dos procedimentos da Análise Textual Discursiva, assumindo como categorias a priori os Focos de Aprendizagem Docente (FAD). As respostas foram acomodadas na estrutura categorial, possibilitando a elaboração de dois perfis, um que se aproxima de uma identificação com a profissão e outro que manifesta a reflexão a respeito da docência e da comunidade docente. Evidenciou-se que os FAD estão presentes e são necessários para a compreensão de como ocorre a aprendizagem docente, pois, nas respostas em geral, as depoentes manifestaram preocupações em refletir em suas práticas e que, nesse percurso, perpassam os FAD, aprendendo mais a respeito da profissão docente.

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Biografia do Autor

Keila Tatiana Boni, UNOPAR

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL) Professora na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Diego Fogaça Carvalho, UNOPAR

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL) Professor do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR). Professor do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Anhanguera Uniderp (UNIDERP)

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

TATIANA BONI, Keila; FOGAÇA CARVALHO, Diego. APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 465–481, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p465-481.id530. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/514. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias