CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: RELATOS DA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO O PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS (PLI)

Autores/as

  • Rogério Silva Matos IFMT

DOI:

10.23926/rpd.v1i1.5

Palabras clave:

Formação inicial do professor, Programa de Licenciaturas Internacionais, Universidade do Porto

Resumen

Partindo do pressuposto que a formação inicial do professor é atualmente um dos grandes temas de investigação na área de educação, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as expectativas e as experiências vividas por alunos do Campus Universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (CUA/UFMT), com relação à formação inicial de professores na Universidade do Porto - Portugal (UP), durante o período de 2012/2014, ao abrigo do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). A pesquisa, de natureza qualitativa, ocorreu na perspectiva do método autobiográfico, no qual, os relatos foram obtidos por meio de um questionário enviado para os estudantes. Com isso, foi possível conhecer um pouco sobre a formação inicial do professor na UP, também explicitar as barreiras inerentes ao intercâmbio, bem como refletir sobre as competências adquiridas pelos estudantes durante o intercâmbio.

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Biografía del autor/a

Rogério Silva Matos, IFMT

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

Citas

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Publicado

2016-12-12

Cómo citar

SILVA MATOS, Rogério. CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: RELATOS DA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO O PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS (PLI). Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 1, n.º 1, p. 17–29, 2016. DOI: 10.23926/rpd.v1i1.5. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/652. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Las matemáticas y sus tecnologías.