DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PRIMEIRO CONTATO COM A OBMEP

Autores

  • Erinaldo Silva Melo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Elienai Resende Nunes Rodrigues Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

OBMEP, Educação matemática, Desempenho escolar, Escolas públicas

Resumo

A pesquisa aborda as dificuldades enfrentadas pelos alunos do 6º ano das escolas públicas na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Com base na análise de desempenhos e experiências desses estudantes, busca-se identificar os principais obstáculos, considerando que essa etapa é o primeiro contato deles com a competição. O método utilizado consiste em coleta de dados através de observações e questionários aplicados a alunos e professores. Neste trabalho iremos discutir alguns artigos como Vilarinho (2015), Biond e por fim Gonçalves. Será feito inicialmente um levantamento bibliográfico, os resultados alcançados visam propor soluções práticas para superar essas dificuldades, promovendo uma educação matemática mais eficaz e inclusiva.

Referências

BIONDI, Roberta Loboda; VASCONCELLOS, Lígia; MENEZES-FILHO, Naercio Aquino de. Avaliando o impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no desempenho de matemática nas avaliações educacionais. Itaú-Unibanco, Insper - FEA/USP. Disponível em: www.researchgate.net. Acesso em: 02 dez. 2024.

GONÇALVES, Edmilson Nunes; SANTOS, Renata dos; VASCONCELOS JÚNIOR, Lucian Tavares; SENA, Thainnã Thatisuane Oliveira; SOUZA, Ademária Aparecida de. A importância da OBMEP para os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição de Craíbas-AL. Disponível em: www.editorarealize.com.br. Acesso em: 02 dez. 2024.

VILARINHO, Ana Paula Lima. Uma proposta de análise de desempenho dos estudantes e de valorização da primeira fase da OBMEP. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: http://www.realp.unb.br/jspui/handle/10482/19335. Acesso em: 02 dez. 2024.

Downloads

Publicado

20.12.2024

Como Citar

Melo, E. S., & Rodrigues, E. R. N. (2024). DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PRIMEIRO CONTATO COM A OBMEP. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 2(2). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/1111

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)