O papel do PID na Formação de Professores: em estudo na Licenciatura de Matemática do IFMT Campus Confresa

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino, Inovação, Oficina, Práticas Pedagógicas

Resumo

A matemática é uma área do conhecimento muito importante para a vida humana, sendo notório observar que sua aplicação é indispensável para o exercício da cidadania. No entanto, não podemos deixar de considerar a dificuldade que muitos estudantes apresentam em compreendê-la, resolver problemas matemáticos e aplicá-la em seu cotidiano, o que consequentemente gera desinteresse seguido por um baixo nível de aprendizagem. Diante desse cenário e das metodologias utilizadas pelos professores, juntamente com suas sequências didáticas, obtemos um processo de ensino e aprendizagem pouco eficaz. Muitas vezes, o docente tem dificuldades em usar os recursos didáticos disponíveis para ensinar conceitos e cálculos matemáticos, tornando a aula pouco interativa e monótona. Pode-se dizer que a formação do professor tem reflexo em seu exercício profissional. De acordo com estudos realizados por Barolli e Guridi (2021), o desenvolvimento dos professores como profissionais da educação ganhou um novo olhar, no que diz respeito à prioridade, pois passou a ser considerado com o processo que demanda tempo, englobando várias etapas as quais tornam um professor melhor preparado, necessitando passar por experiências planejadas sistematicamente em conjunto com oportunidades, com o objetivo de proporcionar o crescimento e desenvolvimento na vida profissional, promovendo assim, resultados mais satisfatórios. Pensando em melhorar a formação docente e preparar melhor futuros profissionais, foram inseridos em sua formação programas de incentivo e iniciação à docência, para que os licenciandos tenham uma maior viabilidade no ensino e ampliem seus pensamentos reflexivos e críticos, melhorando a implementação de suas futuras práticas educativas, a fim de potencializar o ensino. Nesse sentido, Chapani e Luz (2018), afirmam em seus estudos que os programas e projetos de iniciação à docência em especial, Programa de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e a Residência Pedagógica- PR, são de suma importância para complementar a formação de futuros professores, destacando ainda, os resultados positivos que os mesmos vem apresentando no processo de ensino-aprendizagem. Convém frisar que são muitos os periódicos científicos publicados sobre essa linha de pesquisa, incluindo artigos, resumos, dissertação, tese entre outros. Já sobre o Programa de Incentivo à Docência-PID, não se encontra estudos relacionados, devido se tratar de um programa novo, que vem sendo implantado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso nos últimos anos. Espera-se que com essas práticas, o ensino, em especial o de matemática, se torne mais significativo. Este estudo tem como objetivo acompanhar e relatar todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes de licenciatura em matemática do IFMT Campus Confresa durante o período de um ano do Projeto de Incentivo à Docência – PID, destacando suas principais contribuições a partir dos resultados obtidos. O projeto teve início em 01 de agosto de 2023 e seu término está previsto para agosto de 2024. O estudo será baseado no grupo A do PID, o qual é composto por 08 integrantes e uma supervisora. Presume-se que neste projeto haja o desenvolvimento de materiais didáticos-pedagógicos, organização de oficinas matemáticas, estudo e avaliação de software para o ensino de matemática e escrita de trabalhos científicos para publicação em eventos. Segundo Mazzafera e Suguimoto (2016), a participação de estudantes de licenciatura em Programas de Iniciação Científica é fundamental para dar embasamento para a formação profissional, uma vez que, proporciona melhor condições para a escrita e conhecimento da realidade no âmbito que irá atuar, além de favorecer o desempenho deste profissional para ingressar uma pós-graduação, como mestrado e doutorado. A inserção também melhora os métodos de ensino. Já os autores Furlin e Pucetti (2017), discorrem em seus estudos sobre a ressignificação do papal do professor na educação, testando que faz-se necessário uma reinvenção das práticas pedagógicas para a obtenção de melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem. Os autores supracitados destacam que os professores além de todos os dias enfrentarem novos desafios, os mesmos têm de de adequá-los a eles, sendo “eternos aprendizes", mantendo-se atualizados e acompanhando os avanços tecnológicos. É importante enfatizar que é dever do professor buscar uma formação continuada, pois o mundo está em constante transformação. Tudo isso visa contribuir de forma positiva para potencializar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, auxiliando os professores na ministração do conteúdo em sala de aula.

Biografia do Autor

Marli Steffany Alves de Almeida Gonçalves, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Possui o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Confresa (2015). Estudante de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química pelo IFMT-Campus Confresa. Durante a graduação participou de eventos, minicursos, congressos e projetos. Foi bolsista do projeto de extensão " Boas Práticas para Serviço de Alimentação da RDC 2016/2004 no ano de 201. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação á Docência (PIBID),financiado pela CAPES no período de 2018 a 2020. É voluntária no projeto de pesquisa de Investigação das metodologias ativas voltadas ao Ensino de Ciências: a busca por soluções práticas para a sala de aula. Bolsista da Residência Pedagógica durante o período do estágio. Estudante do curso de Letras com habilitação em Espanhol, ofertado pela UNEMAT na modalidade EAD. Estudante de especialização em ensino de Ciências no IFMT- Campus Confresa. Tem capacidade de comunicação, está devolvendo a escrita através das produções de resumos simples, expandidos e artigos. Pretende complementar a formação para aperfeiçoar e aprimorar o seus conhecimentos para melhorar a forma de contextualizar e compreender determinados conceitos. Tem gosto pela pesquisa, principalmente as que estão voltadas as metodologias de ensino, além de possuir habilidades com a utilização de tecnologias contemplando o uso de computadores e outros recursos.

Suellen Aparecida Greatti Vieira, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Bacharela em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário ETEP. Mestra em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Londrina, com enfoque na área de Equações Diferenciais Parciais. Doutora em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, também com enfoque em Equações Diferenciais Parciais. Atualmente é Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa e Coordenadora do curso de Especialização em Ensino de Ciências.

Referências

BAROLLI, Elisabeth; GURIDI, Verónica Marcela. O desenvolvimento profissional de uma professora de ciências pela articulação de programas de formação docente. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), [S.L.], v. 23, p. 1-15, 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172021230108

CHAPANI, Daisi Teresinha; LUZ, Carla Patrícia N.. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: avaliação de resultados. Revista de Iniciação À Docência, [S.L.], v. 3, n. 1, p. 4-21, 15 nov. 2018. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Edicoes UESB. http://dx.doi.org/10.22481/rid-uesb.v3i1.4434

FURLIN, Marcelo; PUCETTI, Silvana. O Programa PIBID como ação formativa e incentivo aos futuros professores de matemática para exercício da docência no ensino público. Educação & Linguagem, [S.L.], v. 20, n. 1, p. 5-27, 11 abr. 2018. Instituto Metodista de Ensino Superior. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1043/el.v20n1p9-27

MAZZAFERA, Bernadete Lema; SUGUIMOTO, Helio. Programa de Iniciação Cientifica: influência no aumento quantitativo e qualitativo da produção científica. Revista On Line de Política e Gestão Educacional, [S.L.], v. 20, n. 1, p. 38-48, 1 jun. 2016. http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v20.n1.2016.9391

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Publicado

28.11.2023

Como Citar

Gonçalves, M. S. A. de A., & Vieira, S. A. G. (2023). O papel do PID na Formação de Professores: em estudo na Licenciatura de Matemática do IFMT Campus Confresa. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 1(2). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/809

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