Editores de planilhas como estratégia de ensino em matemática

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Editores de planilhas, Tecnologia

Resumo

As pessoas estão cada vez mais conectadas com a tecnologia não só na vida profissional como também na vida pessoal. Os equipamentos eletrônicos fazem parte do cotidiano e facilitam a execução de diversas tarefas, uma vez que são rápidos e eficientes. No ambiente escolar isso não é diferente, é visível que tanto os professores quanto os discentes estão sempre em uso de celulares, computadores, projetores e outras máquinas, a fim de facilitarem o rendimento acadêmico. No entanto, tais equipamentos não podem ser usados apenas como ferramenta de pesquisa ou entretenimento, pois possuem uma série de ferramentas e aplicativos que podem aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, em especial, o aprendizado em matemática. Além disso, tornar o ensino em matemática um processo atrativo para os discentes, sempre representou um desafio aos professores de matemática. Nesse sentido, usar as ferramentas tecnológicas pode se tornar um grande aliado para chamar a atenção dos alunos. Dessa forma, este trabalho tem como proposta utilizar os editores de planilhas como uma ferramenta para explorar conceitos matemáticos de forma interativa e envolvente para alunos do ensino médio, onde serão desenvolvidas simulações e atividades que permitam aos alunos experimentarem e visualizarem conceitos matemáticos, tais como análise de dados, funções, gráficos, sequências, resoluções de equações e tópicos de geometria e de estatística.  Este trabalho visa proporcionar aos alunos uma abordagem prática para a aprendizagem de conceitos matemáticos, estimulando seu interesse e compreensão da matemática através de programações simples em aplicativos de edição de planilhas. Essa aproximação despertará interesse em aprender matemática, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de um pensamento crítico positivo considerando que resulta da comparação prática à disciplina. No longo prazo em mundo cada vez mais tecnológico de editores de planilhas como estratégia de ensino contribua para o conhecimento da matemática dos alunos, melhorando seus resultados, ensino superior e do mercado de trabalho. Na capacidade de utilizar ferramentas tecnológicas para analisar dados, resolver problemas complexos e tomar decisões se tornará uma competência valiosa para os estudantes em suas trajetórias profissionais e acadêmicas futuras. Portanto, o investimento de editores de planilhas como estratégia de ensino tem o potencial de promover uma mudança significativa na forma como a matemática é ensinada e aprendida. Ao oferecer uma abordagem inovadora e envolvente, espera-se que este trabalho contribua efetivamente para o aprimoramento do ensino de matemática e proporcione aos alunos uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades matemáticas essenciais em um mundo cada vez mais tecnológico.

Biografia do Autor

Weber Claudio de Jesus, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Atualmente cursa Licenciatura em Matemática no IFMT Campus Confresa. Possui ensino médio pela EE Estaual Sol Nascente (2013).

Suellen Aparecida Greatti Vieira, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Bacharela em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário ETEP. Mestra em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Londrina, com enfoque na área de Equações Diferenciais Parciais. Doutora em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, também com enfoque em Equações Diferenciais Parciais. Atualmente é Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa.

Downloads

Publicado

19.06.2023

Como Citar

Jesus, W. C. de, & Vieira, S. A. G. (2023). Editores de planilhas como estratégia de ensino em matemática. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 1(1). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/685

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)