METODOLOGIA DE ENSINO DE FRAÇÃO COM ATIVIDADE LÚDICA PARA O 6° ANO

Autores

  • Janaina Silva Santos Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

Frações, Atividade lúdica, Numerador, Denominador

Resumo

O ensino de frações no ensino fundamental é importante tanto para a vida do aluno em ambiente escolar quanto preparatório para a futura vida  adulta e profissional. Como muitos estudantes têm dificuldades em aplicar o aprendizado em situações cotidianas, é importante relacionar o conceito de frações com objetos físicos e atividades do dia a dia. As frações representam partes de um todo e são compostas por numerador e denominador. Elas podem ser classificadas em tipos como próprias, impróprias, aparentes, equivalentes, irredutíveis e mistas, além de envolver as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Para facilitar o aprendizado, é sugerido o uso de atividades lúdicas, como o jogo de Dominó das Frações, que tem o objetivo de ensinar frações por meio de formas fracionárias, escritas e geométricas.

Referências

SILVA, DGT da .; OLIVEIRA, IR de .; SILVA, JV da .; OLIVEIRA, DM de .; MAGALHÃES, HLF .; LIMA, ES de; LIMA, WMPB de; LIMA, AGB de. Playfulness as a teaching resource for teaching fractions in the 6th year of Fundamental Education. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , [S. l.] , v. 9, n. 11, p. e2729119791, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i11.9791. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9791. Acesso em: 6 dec. 2024.

BATISTA, Jefferson de Melo; MIRANDA, Paula Reis de. Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações . TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 85–104, 2024. DOI: 10.30612/tangram.v7i1.17595. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/tangram/article/view/17595. Acesso em: 6 dez. 2024.

SANTOS et al. Desmistificando a matemática: o impacto da ludicidade no ensino das frações. International Journal Education And Teaching (PDVL) ISSN 2595-2498, v. 7, n. 2, p. 35–49, 29 out. 2024.

Downloads

Publicado

20.12.2024

Como Citar

Santos, J. S., & Lopes, T. B. (2024). METODOLOGIA DE ENSINO DE FRAÇÃO COM ATIVIDADE LÚDICA PARA O 6° ANO. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 2(2). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/1115

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>