O lúdico como estratégia para o ensino de frações
Palavras-chave:
Educação matemática, Jogos matemáticos, FraçõesResumo
As frações estão presentes nas mais diversas e variadas situações do nosso cotidiano, como por exemplo, em receitas, ao repartirmos uma pizza, uma dívida ou um lucro, ao analisar o tanque de combustível, para compreender informações geográficas, para fazer análises estatísticas de jogos, entre outras. Devido à sua extrema importância, elas são consideradas como um conhecimento básico e fundamental da matemática que começa a ser abordado no ensino fundamental e continua aparecendo até o ensino superior, uma vez que, ao estudar assuntos como equações, sistemas, funções, porcentagem, regra de três, derivada, análises estatísticas e combinatórias, sempre acaba recaindo em uma fração. Nesse sentido, observa-se que os discentes não só do ensino fundamental, como também do ensino médio e superior, em especial nos cursos de Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do campus Confresa, apresentam dificuldades em desenvolver atividades e problemas que envolvam frações, muitas vezes por não terem aprendido de maneira significativa ou por não compreenderem o significado desse conceito tão importante, criando uma certa aversão pelas frações. Dessa forma, a fim de melhorar o entendimento e a habilidade com frações, os objetos lúdicos podem ser uma abordagem divertida e eficaz para isso, pois facilitam a visualização, tornam o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e contribuem ainda com o desenvolvimento social dos discentes. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar e apresentar jogos físicos e digitais que contribuam de maneira significativa para um melhor desempenho com as frações, permitindo o aluno ser o protagonista no processo de ensino e aprendizagem, criando estratégias de investigação, solucionando problemas, estabelecendo padrões, desenvolvendo seu raciocínio lógico, sua criatividade e habilidades com o tema proposto, além de analisar e aprender com seu próprio erro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jhonyclei Bontempo Oliveira, Suellen Aparecida Greatti Vieira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.