O lúdico como estratégia para o ensino de frações

Autores

Palavras-chave:

Educação matemática, Jogos matemáticos, Frações

Resumo

As frações estão presentes nas mais diversas e variadas situações do nosso cotidiano, como por exemplo, em receitas, ao repartirmos uma pizza, uma dívida ou um lucro, ao analisar o tanque de combustível, para compreender informações geográficas, para fazer análises estatísticas de jogos, entre outras. Devido à sua extrema importância, elas são consideradas como um conhecimento básico e fundamental da matemática que começa a ser abordado no ensino fundamental e continua aparecendo até o ensino superior, uma vez que, ao estudar assuntos como equações, sistemas, funções, porcentagem, regra de três, derivada, análises estatísticas e combinatórias, sempre acaba recaindo em uma fração. Nesse sentido, observa-se que os discentes não só do ensino fundamental, como também do ensino médio e superior, em especial nos cursos de Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do campus Confresa, apresentam dificuldades em desenvolver atividades e problemas que envolvam frações, muitas vezes por não terem aprendido de maneira significativa ou por não compreenderem o significado desse conceito tão importante, criando uma certa aversão pelas frações. Dessa  forma, a fim de melhorar o entendimento e a habilidade com frações, os objetos lúdicos podem ser uma abordagem divertida e eficaz para isso, pois facilitam a visualização, tornam o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e contribuem ainda com o desenvolvimento social dos discentes. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar e apresentar jogos físicos e digitais que contribuam de maneira significativa para um melhor desempenho com as frações, permitindo o aluno ser o protagonista no processo de ensino e aprendizagem, criando estratégias de investigação, solucionando problemas, estabelecendo padrões, desenvolvendo seu raciocínio lógico, sua criatividade e habilidades com o tema proposto, além de analisar e aprender com seu próprio erro.

Biografia do Autor

Jhonyclei Bontempo Oliveira, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Atualmente cursa Licenciatura em Matemática no IFMT Campus Confresa.

Suellen Aparecida Greatti Vieira, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Bacharela em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário ETEP. Mestra em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Londrina, com enfoque na área de Equações Diferenciais Parciais. Doutora em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, também com enfoque em Equações Diferenciais Parciais. Atualmente é Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa.

Downloads

Publicado

19.06.2023

Como Citar

Oliveira, J. B., & Vieira, S. A. G. (2023). O lúdico como estratégia para o ensino de frações. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 1(1). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/697

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)