Uma análise acerca da defasagem de professores Licenciados em matemática

Autores

  • Rafael Gomes Amorim Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

Defasagem. Licenciatura. matemática.

Resumo

Diante do contato com seletivos na rede estadual de Educação, e considerando o valor mínimo descrito comparados às demais licenciaturas. Neste trabalho de conclusão de curso será discorrido uma pesquisa quantitativa e bibliográfica nas escolas Estadual de Confresa – MT, considerando que há uma grande defasagem de professores licenciados em matemática, e a partir disso qual a dificuldade de cursar uma licenciatura em matemática. sobretudo a um impasse entre os professores formados em matemática e professores atribuídos nas aulas no qual não condiz com a sua formação. Além disso iremos analisar através de pesquisas realizadas por links de questionários composto de perguntas que comprovem essa falta, as quais elas contribuíram para obter informações. No que diz respeito ao número de professores que são formados e o número de professores que exercem a profissão sem a devida formação será realizado em forma de entrevista feita em formato de questionário, onde comprove essa proporcionalidade de profissionais que exercem a função de licenciatura em matemática sem a devida formação na atualidade. Adiante a pesquisa obtida e com a obtenção de dados já realizada, será realizado um gráfico demonstrativo que apresente de forma ampla a necessidade das universidades em professores licenciados em matemática, e o porquê a maioria dos estudantes desistem logo nos primeiros anos de curso. Que além disso, já com os dados realizados de forma sistematizada espera-se que consiga determinar a alta defasagem no número de licenciaturas na disciplina de matemática, e com os dados já obtidos as universidades e as escolas estaduais que poderiam propor alternativas de sanar essas dificuldades ditas pelos estudantes.se tornado uma prioridade de ambas as partes a resolução do problema. Bem como se torna o dever das universidades criar através de bolsas de incentivo financeira com parceria de órgãos municipais e estaduais, buscarem alternativas que proporcionem o aumento no número de expressões nas licenciaturas.

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Publicado

23.07.2024

Como Citar

Amorim, R. G., & Lopes, T. B. (2024). Uma análise acerca da defasagem de professores Licenciados em matemática. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 2(1). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/976

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