ARTHUR SCHOPENHAUER E A EXALTAÇÃO FILOSÓFICA DA MORAL CRISTÃ EM PARA ALÉM DE BEM E MAL DE FRIEDRICH NIETZSCHE
DOI:
10.47270/RA.2596-2671.2021.v3.n6.id1135Palavras-chave:
Moral Cristã, Tipologia, Schopenhauer, Fundamento da MoralResumo
Este artigo tem por objetivo mostrar que no quinto capítulo, § 186, de Para além de bem e mal, Nietzsche critica a pretensão clássica dos filósofos de fundamentar a moral e de formular uma ciência da moral, porém sem jamais indagar-se sobre o sentido da própria moral e sua problemática. E mais, expor que tal crítica nietzscheana atinge Arthur Schopenhauer, cuja fundamentação da moral estaria implícita na seguinte asseveração: “neminen laede, imo omines, quantum potes, iuva! – não faças mal a ninguém, mas antes ajuda a todos que puderes!”. Portanto, a partir de uma leitura lógica e estrutural do Para além de bem e mal, § 186, investigaremos no que redundou esta tarefa schopenhaueriana de fundamentar a moral.
Referências
BRUSOTTI, Marco. Descrição comparativa versus fundamentação: o quinto capítulo de Para Além de Bem e Mal: “Contribuição à história natural da moral”. Cadernos Nietzsche, Guarulhos/Porto Seguro, v. 37, n. 1, p. 17-43, jan./jun. 2016. Tradução de William Mattioli; Revisão técnica de Rogério Lopes. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-82422016000100017&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 14 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/2316-82422016v37n1mb
GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Nietzsche & Para além do bem e do mal. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Obras incompletas. Seleções de textos de Gérard Lebrun; tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho; posfácio de Antônio Cândido. São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Os Pensadores).
SANTOS JUNIOR, Renato Nogueira dos. O fundamento da moral: Schopenhauer crítico de Kant. 2008. 152 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.
SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre o fundamento da moral. Tradução de Maria Lúcia Mello e Oliveira Cacciola. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Josadaque Martins Silva, Cristiane da Silva Ferreira, Juliano Batista dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista AlembrA concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).