A importância do atendimento da equipe multiprofissional na qualidade de vida do paciente acamado domiciliado
DOI:
10.47270/ra.v5i10.715Palavras-chave:
Tratamento Humanizado., Atenção Domiciliar., Direitos Humanos.Resumo
Resumo: Este estudo tem como objetivo apresentar a relevância do atendimento da equipe multiprofissional na qualidade de vida de um paciente acamado domiciliar, da sua família e do cuidador. Esta pesquisa é bibliográfica, realizada através de uma abordagem qualitativa, de natureza básica, descritiva analítica. Ao escolher o tema sobre equipe multiprofissional e paciente acamado domiciliar, tinha-se o intuito de fazer uma verificação sobre como o paciente acamado em domicílio era atendido pelo Sistema Único de Saúde, questões como se existia equipe especializada para esse atendimento, quem poderia ser atendido e em quais circunstâncias. A metodologia de pesquisa foi desenvolvida nas seguintes etapas: escolha do tema e elaboração da pergunta norteadora; busca na literatura; análise crítica dos materiais e síntese do conhecimento. Partindo da pergunta norteadora: qual a importância do atendimento da equipe multiprofissional na qualidade de vida do paciente acamado domiciliado? Foram analisados textos e leis, que regulamentam e apontam o papel dessa equipe na vida do paciente e do cuidador, não realizando corte temporal. No decorrer da pesquisa concluiu-se que existe todo um protocolo que vai desde a seleção dos pacientes que podem ser atendidos, até o planejar de ações integrativas, que sejam dinâmicas e flexíveis ao ambiente domiciliar a ser seguido pelas equipes de saúde, alguns lugares não são assistidos com equipes próprias de atenção domiciliar, devido a não terem o número exigido de habitantes, porém contam com apoio das Unidades Básicas de Saúde ou Estratégia da Saúde da Família local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fernanda Araujo Costa, Ângelo Altair de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista AlembrA concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).