A RELEVÂNCIA DO ENSINO EM DOR NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA SELECIONADOS PELO PNLD/2018

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23011.id1514

Palavras-chave:

Dor, Ensino em dor, Livro didático

Resumo

O presente estudo baseia-se em uma pesquisa que investiga o ensino da dor baseado em evidências no Ensino Médio, nas mudanças propostas pela International Association for the Study of Pain e numa revisão de métodos mistos publicada em 2022, no BJPT - nortearam esse estudo. O objetivo da pesquisa foi verificar a importância do tema dor abordado em livros didáticos do Ensino Médio. Sendo assim, lançou-se mão de metodologia de cunho qualitativo, empreendendo-se um estudo descritivo dos livros didáticos de Biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. A análise considerou a ausência do tópico, concluindo a necessidade da criação de uma forma didática para o ensino em dor nas salas de aula buscando mudanças de paradigma e implementação dos novos conceitos sobre o tema para divulgação do modelo biopsicossocial na formação dos adolescentes promovendo ferramentas atuais para uma condição mais ampla de cuidados em saúde.

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Biografia do Autor

Gustavo Ferraz Cardozo, UniFOA

Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente (UniFOA)

Carlos Alberto Sanches Pereira, USP

Doutor em Biotecnologia Industrial (USP)

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

CARDOZO, Gustavo Ferraz; PEREIRA, Carlos Alberto Sanches. A RELEVÂNCIA DO ENSINO EM DOR NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA SELECIONADOS PELO PNLD/2018. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23011, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23011.id1514. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/156. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

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