ABORDAGEM DA DOENÇA TROMBOEMBÓLICA VENOSA NOS LIVROS DE BIOLOGIA CONFORME O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23014.id1508

Palavras-chave:

Trombose venosa, Ensino médio, Livro didático, Educação para saúde

Resumo

A doença tromboembólica venosa representa um grave problema de saúde pública em todo mundo. Seu alto índice de mortalidade por si só demonstra a importância e o impacto da mesma na população. A escola, como uma das bases da formação do cidadão, possui um papel fundamental na disseminação de conhecimentos relacionados a promoção de saúde e prevenção de doenças, principalmente por meio do material didático disponibilizado ao aluno como facilitador do processo de aprendizagem. O objetivo deste artigo é analisar a abordagem do tema doença tromboembólica venosa nos livros de biologia do ensino médio aprovados pelo programa nacional do livro didático de 2018. Para tal, foi realizada a pesquisa e análise dos 10 livros de biologia propostos pelo programa, em busca da abordagem da doença tromboembólica venosa nos capítulos referentes ao sistema circulatório. Como resultado, verificou-se que o assunto não é abordado por nenhum dos livros sugeridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luis Fernando Queiroz de Lima, UniFOA

Mestrando Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA/UniFOA)

Carlos Alberto Sanches Pereira, USP

Doutor em Biotecnologia Industrial (EEL/USP) Professor Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) Docente do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA/UniFOA)

Lidiane de Fátima de Oliveira Souza, UniFOA

Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA/UniFOA)

Referências

AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, v. 1, 2003.

BOAS, Itana Fereira Vilas; ALMEIDA, Obertal da Silva; AMARAL, Claudio Lúcio Fernandes. Meio ambiente em livros didáticos de biologia: dimensões conceitual, procedimental e atitudinal com os parâmetros curriculares nacionais. Ensino & Pesquisa, v. 12, n. 01, 2 dez. 2014. http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/299

BONFIN, Hanslivian Correia Cruz. A abordagem CTS no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: um caminho para a cidadania. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19862_8324.pdf. Acesso em: 14 fev. 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio (BNCC). Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 14 fev. 2022.

BRASIL. MEC. Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/guia-do-pnld/item/11148-guia-pnld-2018. Acesso em: 14 fev. 2022.

BRASIL. MEC. Parecer CNE/CP n.º 14, de 06 de junho de 2012. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.

BRASIL. Cartas de Promoção à saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartas_promocao.pdf. Acesso em: 2 fev, 2021.

BRASIL. MEC. PNDL. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pnld/apresentacao#:~:text=A%20distribui%C3%A7%C3%A3o%20dos%20livros%20%C3%A9,da%20editora%20para%20as%20escolas. Acesso em: 16 fev, 2023.

CAON, Céres Muniz et al. Concepções de Professores sobre o Ensino e a Aprendizagem de Ciências e Biologia. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica, Rio Grande do Sul. 2005.

CARDOSO-SILVA, Cláudio Benício; OLIVEIRA, Antonio Carlos. Como os livros didáticos de biologia abordam diferentes formas de estimar a biodiversidade? Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 1, p. 169-180, 2013. https://www.scielo.br/j/ciedu/a/vKrcK4tthh9c6cTBGPxC8jw/?format=pdf&lang=pt

CARVALHO, Marcelle Alves et al. A importância de ensinar resistência bacteriana no ensino médio: uma análise dos livros didáticos de biologia selecionados pelo PNLEM/2018. Revista Prática Docente. v. 4, n. 2, p. 653-668, jul/dez 2019. https://core.ac.uk/download/pdf/287211976.pdf

CASTRO, Marília Martins; NEVES, Vanessa da Silva; LONGHI, Fernanda. Trombose venosa de membros inferiores: diagnóstico e manejo na emergência. 2018. https://docs.bvsalud.org/biblioref/2018/04/882899/trombose-venosa-de-membros-inferiores-diagnostico-e-manejo-na-e_PQGundm.pdf

CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PRENVENTION WEBSITE (CDC). Venous thromboembolism (blood clots): data and statistics. 2020. Disponível em:

cdc.gov/ncbddd/dvt/data.html. Acesso em: 14 fev. 2022.

CHINDAMO, Maria Chiara; MARQUES, Marcos Arêas. Avaliação do risco de sangramento na profilaxia do tromboembolismo venoso. Jornal Vascular Brasileiro, v. 20, 2021. https://www.scielo.br/j/jvb/a/3SBHHxZB6Yb8b7s49NSqrDb/

DALAPICOLLA, Jeronymo; SILVA, Victor de Almeida; GARCIA, Junia Freguglia Machado. Evolução biológica como eixo integrador da biologia em livros didáticos do ensino médio. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, p. 150-173, 2015. https://www.scielo.br/j/epec/a/KQhMDn46GrJbL9F9jtYztRM/abstract/?lang=pt

FERNANDES, Caio Julio Cesar dos Santos et al. Reperfusão no tromboembolismo pulmonar agudo. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 44, p. 237-243, 2018. https://www.scielo.br/j/jbpneu/a/KfVmdJn7P393GhnWkZmkrtf/abstract/?lang=pt

GONZALEZ, Fredy Enrique. Reflexões sobre alguns conceitos da pesquisa qualitativa. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 8, n. 17, p. 155-183, 2020. https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/322

IATSKIU, Patrícia et al. Formação continuada e modalidades didáticas para o ensino de ciências e biologia. Ensino & Pesquisa, v. 12, n. 02, 2015. http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/407

JÚNIOR, Valter Cabaretta. Metodologia da problematização: possibilidade para aprendizagem significativa. Revista de lá Fundación Educación Médica, 20 (3), p. 103-110, 2017. https://scielo.isciii.es/pdf/fem/v20n3/2014-9832-fem-20-3-103.pdf

MARIETTA, Marco; COLUCCIO, Valeria; LUPPI, Mario. COVID-19, coagulopathy and venous thromboembolism: more questions than answers. Internal and emergency medicine, v. 15, n. 8, p. 1375-1387, 2020. https://link.springer.com/article/10.1007/s11739-020-02432-x

MORAES, Viviane Rodrigues Alves de; GUIZZETTI, Renata Araújo. Percepções de alunos do terceiro ano do Ensino Médio sobre o corpo humano. Ciência & Educação (Bauru), v. 22, p. 253-270, 2016. https://www.scielo.br/j/ciedu/a/WnQvdKdjNHskTmgRcCnKNcm/abstract/?lang=pt

OLIVEIRA, Ana Paula Fantinati Menegon de et al. Definindo objetivos prioritários do ensino de ciências: a percepção dos docentes. Revista Contemporânea de Educação, p. 151-168, 2014. https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/140657/ISSN1809-5747-2014-09-17-151-168.pdf?sequence=1

OZSU, Savas; GUNAY, Ersin; KONSTANTINIDES, Stavros V. A review of venous thromboembolism in COVID‐19: A clinical perspective. The Clinical Respiratory Journal, v. 15, n. 5, p. 506-512, 2021. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/crj.13330

PAES, Caila Carolina Duarte Campos; PAIXÃO, Alvaneide Nunes dos Passos. A importância da abordagem da educação em saúde: revisão de literatura. Revista de Educação do Vale do São Francisco-REVASF, v. 6, n. 11, 2017. http://200.133.3.238/index.php/revasf/article/viewArticle/944

PAIM, Matheus Gutler; GOLDSCHMIDT, Andréa Inês; DA SILVA LORETO, Elgion Lúcio. Concepções prévias de alunos do 9o ano do Ensino Fundamental sobre o processo de cicatrização e sua relação com a Biologia Celular. Research, Society and Development, v. 10, n. 8, p. e10610817000-e10610817000, 2021. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17000

PEREIRA, Adriana Lenho de Figueiredo. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cadernos de Saúde Pública, v. 19, n. 5, p. 1527-1534, 2003. https://www.scielo.br/j/csp/a/Jj6qF3CWvsZMfdNRC8GzyvH/?format=pdf&lang=pt

REIS, Renan Moreira; PEREIRA, Carlos Alberto Sanches. Abordagem da sífilis nos livros de biologia aprovados pelo programa nacional do livro didático (PNLD - 2018). ACTIO: Docência em Ciências, v. 5, n. 3, p. 1–23, 14 nov. 2020. http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/3089

REIS, Sirley Tereza dos. Gramsci e Paulo Freire, reflexões sobre a educação popular. Revista NuestraAmerica, n. 23, p. 1-12, 2023. https://zenodo.org/record/7567059/preview/5reis2.pdf

RODRIGUES, Larissa Zancan; & MOHR, Adriana. Objetivos de ensino e de educação para professores de Biologia de Florianópolis/SC. Revista da SBEnBIO, 1(7), 76-87. 2014.

ROLLO, Hamilton Almeida et al. Abordagem diagnóstica dos pacientes com suspeita de trombose venosa profunda dos membros inferiores. Jornal Vascular Brasileiro. Vol. 4, n 1, p. 79-92, 2005. https://www.redalyc.org/pdf/2450/245020496013.pdf

ROSSI, Fabio Henrique. Tromboembolismo venoso em pacientes COVID-19. Jornal Vascular Brasileiro, v. 19, 2020. https://www.scielo.br/j/jvb/a/PJVXkwCHBcVtGZv7bZ939Dm/abstract/?lang=pt

SANTOS, Brian França et al. Abordagem das doenças causadas pela infecção por Helicobacter pylori nos livros de biologia aprovados pelo programa nacional do livro didático (PNLD - 2018). Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.8, p.83705-83719 aug. 2021. https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/34928

SILVA, Marcos Leonardo Martins; DA SILVA, Márcia Gorette Lima. Argumentação no Ensino de Biologia: uma experiência no ensino médio. ACTIO: Docência em Ciências, v. 1, n. 1, p. 70-86, 2016.

SILVA, Gulnar Azevedo; JARDIM, Beatriz Cordeiro; LOTUFO, Paulo Andrade. Mortalidade por COVID-19 padronizada por idade nas capitais das diferentes regiões do Brasil. Cadernos de Saúde Pública. 37 (6), p. 1-9, 2020. https://www.scielosp.org/article/csp/2021.v37n6/e00039221/

SILVA, Luciana Oliveira da; SALES, Roberta Aparecida de; ANJOS, Enderson Tadeu de Assis dos. 02. A aplicação de aulas práticas no ensino de Ciências e Biologia: uma análise crítica. Revista Philologus, v. 26, n. 78 Supl., p. 52-63, 2020.

SCALCO, Raquel Faria. A ciência moderna e a construção de um saber sócio-espacial. Saberes Interdisciplinares, n. 04, p. 20-58, 2009.

http://186.194.210.79:8090/revistas/index.php/SaberesInterdisciplinares/article/view/74/74.

SCHMIDT, Henk G.; RIKERS, Remy MJP. How expertise develops in medicine: knowledge encapsulation and illness script formation. Medical education, v. 41, n. 12, p. 1133-1139, 2007. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1365-2923.2007.02915.x

SOUZA, Lidiane de Fátima et al. A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018. Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, Volume 12, número 26, p. 208-225, jan.-abril, 2020. https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/900

SOUZA, Pedro Henrique Ribeiro de; ROCHA, Marcelo Borges. Análise da linguagem de textos de divulgação científica em livros didáticos: contribuições para o ensino de biologia. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, p. 321-340, 2017. https://www.scielo.br/j/ciedu/a/qSxwXpcwpRng94qCFBxDhgs/abstract/?lang=pt

SUH, Young Joo. et al. Pulmonary Embolism and Deep Vein Thrombosis in COVID-19: A Systematic Review and Meta-Analysis. Radiology, p. 1-11, 2020.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7745997/pdf/radiol.2020203557.pdf

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

LIMA, Luis Fernando Queiroz de; PEREIRA, Carlos Alberto Sanches; SOUZA, Lidiane de Fátima de Oliveira. ABORDAGEM DA DOENÇA TROMBOEMBÓLICA VENOSA NOS LIVROS DE BIOLOGIA CONFORME O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23014, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23014.id1508. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/159. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias