LIMITES E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS PAIS/RESPONSÁVEIS E DA EQUIPE ESCOLAR MUNICIPAL EM SANTA LUZIA - MG
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22054.id1496Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Tecnologia Assistiva, Atendimento Educacional EspecializadoResumo
Documentou-se uma pesquisa do tipo estudo de caso com lócus em uma escola municipal de Santa Luzia – MG, ouvindo os agentes que acompanham o processo educacional dos estudantes da Educação Especial. Este estudo teve por objetivo compreender como acontece o atendimento destinado aos estudantes com deficiências e/ou com transtornos globais de desenvolvimento utilizando as tecnologias assistivas. Os entrevistados, docentes, gestão escolar (diretor e supervisores), pais/responsáveis e profissionais de apoio e da sala de recursos relataram desafios vivenciados no cotidiano escolar e apresentaram opções para superá-los. Os dados colhidos por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado indicaram que a escola era tida como um ambiente inclusivo com constantes adequações estruturais e aquisição de equipamentos. Contudo, ficou evidente a necessidade de investimento em ações de formação continuada, além de um desejo manifestado pelos entrevistados para a criação de um processo mais efetivo para o compartilhamento de informações entre pais/responsáveis e profissionais escolares, com vistas à materialização da inclusão escolar e o consequente desenvolvimento da aprendizagem desses estudantes.
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