LIMITES E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS PAIS/RESPONSÁVEIS E DA EQUIPE ESCOLAR MUNICIPAL EM SANTA LUZIA - MG

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22054.id1496

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Tecnologia Assistiva, Atendimento Educacional Especializado

Resumo

Documentou-se uma pesquisa do tipo estudo de caso com lócus em uma escola municipal de Santa Luzia – MG, ouvindo os agentes que acompanham o processo educacional dos estudantes da Educação Especial. Este estudo teve por objetivo compreender como acontece o atendimento destinado aos estudantes com deficiências e/ou com transtornos globais de desenvolvimento utilizando as tecnologias assistivas. Os entrevistados, docentes, gestão escolar (diretor e supervisores), pais/responsáveis e profissionais de apoio e da sala de recursos relataram desafios vivenciados no cotidiano escolar e apresentaram opções para superá-los. Os dados colhidos por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado indicaram que a escola era tida como um ambiente inclusivo com constantes adequações estruturais e aquisição de equipamentos. Contudo, ficou evidente a necessidade de investimento em ações de formação continuada, além de um desejo manifestado pelos entrevistados para a criação de um processo mais efetivo para o compartilhamento de informações entre pais/responsáveis e profissionais escolares, com vistas à materialização da inclusão escolar e o consequente desenvolvimento da aprendizagem desses estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Ribeiro de Paiva Gomes, UFMG

Mestra em Educação e Docência (UFMG) Professora na Escola Municipal Etelvino Souza Lima

Cláudio Alves Pereira, UFES

Doutorando em Educação (UFES) Mestre em Educação (UFLA)

Referências

BENTO, Antônio V. Investigação quantitativa e qualitativa: dicotomia ou complementaridade? Revista JA (Associação Académica da Universidade da Madeira), Ano 7, n. 64, p. 40-43, 2012. ISSN: 1647-8975. Disponível em: http://www3.uma.pt/bento/Repositorio/Investigacaoqualequan.pdf. Acesso em: 29 jul. 2022.

BERSCH, Rita. Recursos Pedagógicos Acessíveis – Tecnologia Assistiva (TA) e Processo de Avaliação nas escolas. Assistiva – Tecnologia e Educação, Porto Alegre, RS, 2013. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Recursos_Ped_Acessiveis_Avaliacao_ABR2013.pdf. Acesso em: 29 nov. 2021.

BORGES, Adriana Araújo Pereira; CAMPOS, Regina Helena de Freitas. A escolarização de alunos com deficiência em Minas Gerais: das classes especiais à educação inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 24, ed. esp., p. 69-84, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/j/rbee/a/LQtdqFdyY96ftb3wTchhVxv/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382418000400006

BRANSKI, Regina Meyer; FRANCO, Raul Arellano Caldeira; LIMA JUNIOR, Orlando Fontes. Metodologia de estudo de casos aplicada à logística. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 24., 2010, Salvador. Anais… Salvador: ANPET, 2010. p. 1-12. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277598822_METODOLOGIA_DE_ESTUDO_DE_CASOS_APLICADA_A_LOGISTICA. Acesso em: 29 jul. 2022.

BRASIL. Ata da VII Reunião do Comitê de Ajudas Técnicas – CAT. 2007. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Ata_VII_Reuni%C3%A3o_do_Comite_de_Ajudas_T%C3%A9cnicas.pdf. Acesso em: 29 nov. 2021.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010. Define diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: Diário Oficial da União, 13/ jul. 2010. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN42010.pdf?query=AGR%C3%8DCOLA. Acesso em: 29 nov. 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 29 nov. 2021.

BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a Educação Especial, o atendimento educacional especializado, e dá outras providências. Brasília, DF: MEC, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 22 nov. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Manual de Orientação: Programa de Implantação de Sala de Recursos Multifuncionais. Brasília, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9936-manual-orientacao-programa-implantacao-salas-recursos-multifuncionais&Itemid=30192. Acesso em: 22 nov. 2021.

CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; MENDES, Enicéia Gonçalves. O Ensino Colaborativo Favorecendo o Desenvolvimento Profissional para a Inclusão Escolar. Revista de Educação – Educere et Educare, Paraná, v. 2, n. 4, p. 113-128, jul./dez. 2007. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1659. Acesso em: 22 nov. 2021.

CELEDÓN, Esteban Reyes. Inclusão escolar: um desafio. Lisboa, set., 2005. Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/375428/mod_folder/content/0/Artigo%2035%20-%20Inclus%C3%A3o%20Escolar%20-%20Um%20desafio.pdf?forcedownload=1. Acesso em: 24 jan. 2022.

COSTA, Lais Silveira. A vida da pessoa com deficiência: reflexões legadas do distanciamento social. In: MENDES, Amanda et al. (Org.). Diálogos sobre acessibilidade, inclusão e distanciamento social: territórios existenciais na pandemia. Rio de Janeiro: Ideia, SUS, Fiocruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Goiás: Universidade Federal de Goiás, p.10-11, 2020. Disponível em: https://portolivre.fiocruz.br/di%C3%A1logos-sobre-acessibilidade-inclus%C3%A3o-e-distanciamento-social-territ%C3%B3rios-existenciais-na-pandemia. Acesso em: 24 jan. 2022.

GONÇALVES, Taísa Grasiela Gomes Liduenha; RAHME, Mônica Maria Farid; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Tendência das matrículas da educação especial em escolas no campo em Minas Gerais (2007-2017). Interfaces da educação, Paranaíba, v. 9, n. 27, p. 465-488, 2018. Disponível em: http://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/2968. Acesso em: 25 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2968

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Censo escolar 2020/2021. 2022. Disponível em: http://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados. Acesso em: 24 jan. 2022.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Educação. Resolução SEE n° 42.56/2020. 2020. Disponível em: http://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/4256-20-r%20-%20Public.10-01-20.pdf.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.

OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; ZABOROSKY, Ana Paula; LUZ, Marcela Silva da. Práticas Pedagógicas em Salas de Recursos Multifuncionais: Possibilidades e Desafios para a Educação Inclusiva. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 13, n. 2, p. 229-253, maio/ago. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n2p229-253. Acesso em: 22 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n2p229-253

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Universidade Feevale, 2013. 276 p. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=zUDsAQAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA13&dq=m%C3%A9todo+dedutivo&ots=dc08abwcGP&sig=_dOZteGslprcodly0VTZzPN0YSY#v=onepage&q=m%C3%A9todo%20dedutivo&f=false. Acesso em: 29 jul. 2022.

ROSSI, Cláudia Maria Soares. Apostila Educação Inclusiva e Especial. Arcos: Curso de Pós-graduação em Docência do Instituto Federal de Minas Gerais, 2020.

SOUSA, Paloma Greicy Ferreira de; JURDI, Andrea Perosa Saigh; SILVA, Carla Cilene Baptista da. O uso da tecnologia assistiva por terapeutas ocupacionais no contexto educacional brasileiro: uma revisão da literatura. Caderno de Terapia Ocupacional, v. 23, n. 3, p. 625-631, 2015. Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/0104-4931.ctoAR0581. Acesso em: 29 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAR0581

Downloads

Publicado

01.05.2022

Como Citar

PAIVA GOMES, Carla Ribeiro de; ALVES PEREIRA, Cláudio. LIMITES E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS PAIS/RESPONSÁVEIS E DA EQUIPE ESCOLAR MUNICIPAL EM SANTA LUZIA - MG. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22054, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22054.id1496. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/241. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias