ORIENTAÇÕES E INSTIGAÇÕES PRESENTES NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR QUANTO AO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e079.id1248

Palavras-chave:

Tecnologia Digital, Ensino, Política Educacional, Base Nacional Comum Curricular, Competências

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar as orientações e instigações ao uso das tecnologias digitais presentes na BNCC. Para responder a tal cenário se dispôs de pesquisa documental e bibliográfica para o levantamento, coleta e análise dos dados de forma qualitativa. Nesse sentido, primeiramente fundamentamos as discussões acerca da BNCC e das tecnologias digitais, como também, destacamos suas imbricações com o ensino. E por fim, nos perscrutamos no texto da BNCC, com fins a identificar e elencar as instigações e as referências ao uso das tecnologias digitais aos quais estão presentes nesse corpus normativo. E como resultado da pesquisa, identificamos que a BNCC orienta e instiga o uso de tecnologias digitais em toda a educação básica. Esse norteamento parte de três tópicos bases: as competências gerais; competências específicas por áreas; e, o item denominado as tecnologias digitais e a computação. Em relação ao primeiro tópico, destaca-se a competência 4 e 5. No segundo, temos que todos os componentes curriculares possuem orientação ao uso de tecnologias digitais. E no terceiro, é destacado a importância da apropriação das tecnologias digitais pelo estudante com fins não apenas aos seus estudos escolares como também à sua vida cotidiana. Conclui-se então que a BNCC orienta e instiga os alunos e professores à apropriação e uso das tecnologias digitais tendo em vista que está presente em todos os campos da atividade humana e dessa forma a educação não pode se desatrelar a isso.

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Biografia do Autor

João Ferreira Sobrinho Junior, UFPE

Mestrado em Ciência da Computação (UFPE) Técnico em Assuntos Educacionais (UFG) Discente da Pós-Graduação em História (UFG)

Cristina de Cassia Pereira Moraes, UFG

Doutorado em História das Ideias (Universidade Nova de Lisboa/Portugal) Professora Adjunta da Faculdade de História (UFG) Professora da Pós-Graduação em História (UFG)

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Publicado

31.12.2021

Como Citar

SOBRINHO JUNIOR, João Ferreira; PEREIRA MORAES, Cristina de Cassia. ORIENTAÇÕES E INSTIGAÇÕES PRESENTES NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR QUANTO AO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e079, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e079.id1248. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/291. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias