ORIENTAÇÕES E INSTIGAÇÕES PRESENTES NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR QUANTO AO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n3.e079.id1248Palavras-chave:
Tecnologia Digital, Ensino, Política Educacional, Base Nacional Comum Curricular, CompetênciasResumo
O objetivo deste artigo é identificar as orientações e instigações ao uso das tecnologias digitais presentes na BNCC. Para responder a tal cenário se dispôs de pesquisa documental e bibliográfica para o levantamento, coleta e análise dos dados de forma qualitativa. Nesse sentido, primeiramente fundamentamos as discussões acerca da BNCC e das tecnologias digitais, como também, destacamos suas imbricações com o ensino. E por fim, nos perscrutamos no texto da BNCC, com fins a identificar e elencar as instigações e as referências ao uso das tecnologias digitais aos quais estão presentes nesse corpus normativo. E como resultado da pesquisa, identificamos que a BNCC orienta e instiga o uso de tecnologias digitais em toda a educação básica. Esse norteamento parte de três tópicos bases: as competências gerais; competências específicas por áreas; e, o item denominado as tecnologias digitais e a computação. Em relação ao primeiro tópico, destaca-se a competência 4 e 5. No segundo, temos que todos os componentes curriculares possuem orientação ao uso de tecnologias digitais. E no terceiro, é destacado a importância da apropriação das tecnologias digitais pelo estudante com fins não apenas aos seus estudos escolares como também à sua vida cotidiana. Conclui-se então que a BNCC orienta e instiga os alunos e professores à apropriação e uso das tecnologias digitais tendo em vista que está presente em todos os campos da atividade humana e dessa forma a educação não pode se desatrelar a isso.
Downloads
Métricas
Referências
BEHAR, Patrícia A. A validação de objetos de aprendizagem para formação de professores de Educação Infantil. CINTED-UFRGS. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 1-11, jul. 2008.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 14 maio 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional., 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 16 maio 2020.
BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 06 fev. 2020.
COSTA, Sandra Regina Santana; DUQUEVIZ, Barbara Cristina; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo-SP, v. 19, n. 3, p. 603-610, set/dez 2015. ISSN 10.1590/2175-3539/2015/0193912. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v19n3/2175-3539-pee-19-03-00603.pdf. Acesso em: 28 maio 2020.
ENGUITA, Mariano Fernández. Educar em tempos incertos. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2004.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KENSKI, Vani Moreira. O papel do professor na sociedade. In: CARVALHO, A. M. P. D.; CASTRO, A. D. D. Ensinar a Ensinar. São Paulo: Pioneira, 2001. p. 226.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.
PARADA, Eloa Azzena. TICs na escola: balanço de teses e dissertações brasileiras produzidas no período de 1990 a 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP. São Paulo, p. 137. 2011.
REIS, Geovana; OLIVEIRA, Joao Ferreira de. PUC. A Constituição do Currículo Escolar no Brasil: Dilemas, Impasses e Perpectivas, 2018. Disponível em: https://sites.pucgoias.edu.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado-educacao/wp-content/uploads/sites/61/2018/05/Geovana-Reis_-Joao-Ferreira-de-Oliveira.pdf. Acesso em: 16 abr. 2021.
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 24. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
SILVA, Thayse de Oliveira; SILVA, Lebiam Tamar Gomes. Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 34, n. 103, p. 87-97, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862017000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 maio 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.