UMA PROPOSTA ENVOLVENDO ATIVIDADES HISTÓRICAS INVESTIGATIVAS A PARTIR DA REVISTA AL-KARISMI, DE MALBA TAHAN: ESTUDANDO QUADRADOS MÁGICOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p482-498.id551

Palavras-chave:

Revista Al- Karismi, História da Educação Matemática, Recurso didático

Resumo

A incorporação de documentos históricos no campo da matemática ainda é escassa quando se fala da sua inserção no ensino. Isso se agrava quando recorremos ao uso de textos que foram publicados por educadores matemáticos brasileiros, dentre eles, o professor Júlio Cesar de Mello e Souza (1895-1974), conhecido como Malba Tahan e pela publicação de artigos, livros didáticos, livros científicos e a revista Al-Karismi. Esse artigo tem por finalidade apresentar algumas atividades didáticas envolvendo quadrados mágicos, utilizando a Revista Al-Karismi, editada por Malba Tahan, nas décadas de 1940 e 1950. Para compor as atividades, que foram validadas em um curso de extensão universitária na formação inicial de professores de matemática, utilizamos a teoria de atividade investigativa histórica de Mendes (2009). Dessa forma, um estudo que envolva a História da Educação Matemática brasileira pode contribuir para uma melhoria no processo de aprendizagem matemática vinculado, principalmente, com as atividades históricas investigativas.

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Biografia do Autor

Jeyze Santos de Sousa, UECE

Graduada em Licenciatura Matemática (UECE)

Ana Carolina Costa Pereira, UFRN

Doutora em Educação (UFRN) Professora na Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Isabelle Coelho da Silva, IFCE

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (IFCE) Doutoranda em Educação Matemática (PUC-SP)

Referências

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

SANTOS DE SOUSA, Jeyze; COSTA PEREIRA, Ana Carolina; COELHO DA SILVA, Isabelle. UMA PROPOSTA ENVOLVENDO ATIVIDADES HISTÓRICAS INVESTIGATIVAS A PARTIR DA REVISTA AL-KARISMI, DE MALBA TAHAN: ESTUDANDO QUADRADOS MÁGICOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 482–498, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p482-498.id551. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/515. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias