UMA PROPOSTA ENVOLVENDO ATIVIDADES HISTÓRICAS INVESTIGATIVAS A PARTIR DA REVISTA AL-KARISMI, DE MALBA TAHAN: ESTUDANDO QUADRADOS MÁGICOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p482-498.id551

Palavras-chave:

Revista Al- Karismi, História da Educação Matemática, Recurso didático

Resumo

A incorporação de documentos históricos no campo da matemática ainda é escassa quando se fala da sua inserção no ensino. Isso se agrava quando recorremos ao uso de textos que foram publicados por educadores matemáticos brasileiros, dentre eles, o professor Júlio Cesar de Mello e Souza (1895-1974), conhecido como Malba Tahan e pela publicação de artigos, livros didáticos, livros científicos e a revista Al-Karismi. Esse artigo tem por finalidade apresentar algumas atividades didáticas envolvendo quadrados mágicos, utilizando a Revista Al-Karismi, editada por Malba Tahan, nas décadas de 1940 e 1950. Para compor as atividades, que foram validadas em um curso de extensão universitária na formação inicial de professores de matemática, utilizamos a teoria de atividade investigativa histórica de Mendes (2009). Dessa forma, um estudo que envolva a História da Educação Matemática brasileira pode contribuir para uma melhoria no processo de aprendizagem matemática vinculado, principalmente, com as atividades históricas investigativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jeyze Santos de Sousa, UECE

Graduada em Licenciatura Matemática (UECE)

Ana Carolina Costa Pereira, UFRN

Doutora em Educação (UFRN) Professora na Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Isabelle Coelho da Silva, IFCE

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (IFCE) Doutoranda em Educação Matemática (PUC-SP)

Referências

BARONI, Rosa Lúcia Sverzut; TEIXEIRA, Marcos Vieira; NOBRE, Sergio Roberto. A investigação Científica em História da Matemática e suas Relações com o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo de Carvalho. (Orgs.). Educação Matemática: pesquisa em Movimento. São Paulo: Cortez, 2004. p.172-173.

BIGGS, Norman Linstead. The roots of combinatorics. Historia Mathematics, Espanha, v. 2, n. 6, p.109-136, maio 1949. Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2017.

CASTANHO, Aristides. Pintura Geométrica dos Quadrados Mágicos. Al- Karismi, São Paulo, n. 3, p.3-5, set. 1947. Bimestral.

CHAQUIAM, Miguel. História da matemática em sala de aula: proposta para integração aos conteúdos matemáticos. São Paulo: Livraria da Física, 2015. 10 v. (História da matemática para o ensino).

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; SOUZA, Luzia Aparecida de. Elementos de História da Educação Matemática. Editora UNESP. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MENDES, Iran Abreu. História da Matemática no Ensino: Entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. São Paulo: Livraria da Física, 2015. (História da Matemática para Professores).

MENDES, Iran Abreu. Investigação Histórica no Ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda, 2009.

MIGUEL, Antonio; MENDES, Iran Abreu. Mobilizing histories in mathematics teacher education: memories, social practices, and discursive games. In: ZDM Mathematics Education (2010) 42, p.381-392. DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-010-0255-8

OLIVEIRA, Cristiane Coppe de. A Revista Lilaváti (1957) De Malba Tahan: buscando situações de aprendizagem acerca da história da matemática como recurso didático. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2014, Baurú. Anais... . Baurú: Faculdade de Ciências, 2014. v. 1, p. 1 - 11. Disponível em: <http://www2.fc.unesp.br/enaphem/anais/>. Acesso em: 14 ago. 2016.

OLIVEIRA, Cristiane Coppe de. A sombra do arco-íris: um estudo histórico-mitocrítico do discurso pedagógico de Malba Tahan. 2007. 171f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, USP, São Paulo. 2007.

SILVA, Clóvis Pereira da. A Matemática no Brasil: história de seu desenvolvimento. São Paulo: Edgard Blücher, 2003.

TAHAN, Malba. O homem que calculava. Rio de Janeiro: Record, 2015.

WIELEITNER, Heinrich. Historia de la Matematica. Barcelona: Labor, 1932.

JAHNKE, Hans Niels et al. The use of original sources in the mathematics classroom. In: FAUVEL, John; MAANEN, Jan van. (eds). History in mathematics education: the ICMI study. Dordrecht: Kluwer, 2000. Cap. 9. p. 291-32

JANKVIST, Uffe Thomas. On the use of primary sources in the teaching and learning of Mathematics. In: MATTHEWS, Michael R. (Ed.). International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. Dordrecht: Springer, 2014. Cap. 27. p. 873-907. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-7654-8_27

PEREIRA, Ana Carolina Costa; PEREIRA, Daniele Esteves. Ensaio sobre o uso de fontes históricas no ensino de matemática. Rematec: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Natal, v. 10, n. 18, p.65-78, jan.- Abr. de 2015.

SAITO, Fumikazu. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Ed. Livraria da Física/SBHMat, 2015.

Downloads

Publicado

27.12.2019

Como Citar

SANTOS DE SOUSA, Jeyze; COSTA PEREIRA, Ana Carolina; COELHO DA SILVA, Isabelle. UMA PROPOSTA ENVOLVENDO ATIVIDADES HISTÓRICAS INVESTIGATIVAS A PARTIR DA REVISTA AL-KARISMI, DE MALBA TAHAN: ESTUDANDO QUADRADOS MÁGICOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 482–498, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p482-498.id551. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/515. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias